Além da controversa vitória de No Ritmo do Coração e do tapa completamente imprevisto de Will Smith em Chris Rock, o Oscar 2022 teve sua cerimônia marcada por uma novidade: as categorias Filme Favorito dos Fãs e Momento Mais Empolgante, criadas para que a público pudesse escolher seus preferidos por meio do Twitter. Em ambas as disputas, quem saiu vitorioso foi Zack Snyder, pois Army of the Dead levou a primeira, enquanto uma cena de Liga da Justiça – mais especificamente de Flash (Ezra Miller) na Força de Aceleração – ganhou a segunda.
Entretanto, segundo reportagem publicada pelo The Wrap nesta semana, as duas votações teriam sido manipuladas por robôs, logo sua validade estaria em xeque. A ferramenta Tweet Binder, que rastreia e analisa hashtags, apontou que a maior parte dos milhares de votos computados é falsa e provém de contas online automatizadas (os chamados bots).
Isso teria proporcionado a surpreendente consagração de Snyder, que desbancou o então queridinho Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Na ocasião, o diretor americano usou as redes sociais para comemorar não só sua dupla vitória, como sua primeira vez ganhando um Oscar.
Liga da Justiça - Snyder Cut: Por que Flash é o personagem que mais mudou na versão de Zack Snyder?A fim de entender o caso, o The Wrap conversou com um professor da Universidade de Maryland, David Kirsch, que estuda bots utilizados por fãs. De acordo com ele, as contas pró-Snyder “certamente não parecem ter sido criadas por usuários humanos”. Porém, estariam na fronteira entre o que é legítimo e o que não é, assim dificultando sua classificação como programas autônomos da web.
Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o resultado do dia 27 de março ainda está de pé. Uma fonte ouvida pelo site lembra que a campanha do Oscar tinha regras para impedir a ação de robôs: os fãs podiam escrever tweets com seu longa preferido no máximo 20 vezes por dia, e contas criadas há menos de 24 horas não podiam participar. Além disso, a contagem final incluía os votos no site da Academia, que também indicou Army of the Dead como vencedor.
Army of the Dead na Netflix e outras produções sobre zumbis inteligentesAté agora, a organização do evento não informou se pretende seguir com as categorias em 2023. Se o relatório do The Wrap estiver correto, é de se imaginar que o Oscar vai estabelecer mudanças no sistema de votação.
Vale notar que, antes da cerimônia deste ano, foi provado que o fandom da cantora Camila Cabello votou em massa para que o musical Cinderela levasse a melhor em Filme Favorito dos Fãs. Assim como Minamata, drama estrelado por Johnny Depp e lançado em fevereiro de 2022, mas que garantiu o terceiro lugar no pódio.