Benedict Cumberbatch é um dos protagonistas do Universo Cinematográfico Marvel e está mais em alta do que nunca com o lançamento de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, segunda aventura solo de seu personagem na Marvel. Antes de sua apresentação na franquia em Doutor Estranho (2016), o ator foi convidado para fazer parte do MCU como um dos vilões do Thor (Chris Hemsworth) – mas recusou o papel.
Benedict Cumberbatch revela onde estava Doutor Estranho durante WandaVision e outros bastidores de Multiverso da Loucura (Entrevista Exclusiva)Surpreendentemente, Benedict Cumberbatch foi considerado para interpretar o vilão Malekith, líder dos Elfos Negros na sequência Thor: O Mundo Sombrio (2013), mas recusou o papel – que acabou ficando com Christopher Eccleston, famoso por ter dado vida ao Nono Doutor na série Doctor Who.
“[O papel de Doutor Estranho] aconteceu como uma ideia silenciada depois, curiosamente, de outra dancinha que fiz para outro personagem do MCU, um personagem com aparição muito breve”, disse Cumberbatch em entrevista para a BBC Radio 1. "Eu fui ousado o suficiente para dizer: 'Estou muito lisonjeado por ser convidado para a festa, mas prefiro esperar algo um pouco mais suculento'".
Esse papel ideal para Benedict Cumberbatch apareceu em Stephen Strange, um neurocirurgião arrogante que sofre um acidente e muda sua vida ao encontrar as artes místicas, se tornando o Doutor Estranho. No MCU, ele foi apresentado como o personagem em Doutor Estranho (2016) e reprisou seu papel em Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) e, claro, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, em exibição nos cinemas.
Benedict Cumberbatch quase recusou o papel de Doutor Estranho na Marvel
Doutor Estranho se mostrou um personagem fundamental para o Universo Cinematográfico Marvel, mas Benedict Cumberbatch quase acabou recusando interpretar o personagem. O ator hesitou em aceitar a proposta por causa do conhecimento que ele tinha inicialmente sobre o personagem nos quadrinhos.
“Eu meio que tinha minhas dúvidas sobre isso, de apenas entrar nos quadrinhos. Eu pensei 'Este é um personagem muito datado e sexista'. E está muito ligado a esse cruzamento, esse tipo de movimento de ocultismo entre o Oriente e o Ocidente dos anos sessenta e setenta. E então eles meio que me venderam o quadro mais amplo, em 'Oh não, não se preocupe, este será um personagem de sua época. E, sim, ele tem problemas de atitude ... mas é isso que nós imaginamos'", disse Cumberbatch anteriormente à Esquire.
No livro "The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe", o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, disse que Benedict Cumberbatch era a "melhor escolha" para o MCU. Depois que Joaquin Phoenix deixou as negociações para interpretar o Doutor Estranho, uma lista curta incluia nomes famosos de Hollywood como Tom Hardy, Jared Leto e, claro, Cumberbatch – que ficou com o papel.
"Benedict sempre foi a melhor escolha por causa de todas as coisas que ele estava fazendo. Estávamos empolgados em conhecê-lo", lembra Feige. “Pensamos, 'ele provavelmente seria um Strange muito bom, mas não vamos mencionar isso imediatamente. Vamos conhecê-lo, ver o que ele quer fazer'. Ele estava falando sobre Star Trek . Então, eu disse, 'bem, nós temos muitos personagens...' e ele disse, 'Doutor Estranho?'."
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em exibição nos cinemas do Brasil.