Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegou aos cinemas brasileiros como um dos eventos mais importantes do Universo Cinematográfico Marvel nos últimos anos por causa da exploração do multiverso e, consequentemente, apresenta pistas e revelações importantes na trama sobre futuro da franquia. Inclusive, Doutor Estranho 2 indica como os X-Men podem ser finalmente serem apresentados no MCU.
Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o Universo Cinematográfico Marvel desbloqueia o multiverso e amplia seus limites mais do que nunca. Viaje para o desconhecido com o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as realidades alternativas perigosas e alucinantes do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.
ATENÇÃO, o texto a seguir contém SPOILERS de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura!
Doutor Estranho 2 indica como os X-Men podem aparecer no MCU
Desde que a Fox foi adquirida oficialmente pela Disney, os fãs esperam ansiosamente pela introdução dos personagens do X-Men e do Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico Marvel. Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura temos um aceno para essas equipes da Marvel com duas participações especiais de Patrick Stewart como Charles Xavier / Professor Xavier, líder dos X-Men, e John Krasinski como Reed Richards / Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico.
No filme, é discutido a questão das incursões, que é explicado na trama como se tratando de eventos destrutivos nos quais uma realidade do multiverso acabam se colapsando em outra. Esses detalhes importantes foram explicados quando os Illuminati aparecem na história. Eles basicamente são uma equipe secreta nos quadrinhos da Marvel formada pelos heróis mais poderosos (incluindo Professor Xavier e Senhor Fantástico), atuando nos bastidores para monitorar e evitar possíveis ameaças à Terra.
X-Men e Quarteto Fantástico mudaram os planos do multiverso na Marvel? Kevin Feige tem a respostaEsse conceito das incursões foi retirado diretamente do crossover de Jonathan Hickman nos quadrinhos, Guerras Secretas (de 2015), no qual o universo principal da Marvel, Terra-616, se mistura com o Ultimate Marvel, Terra-1610. Desta forma, Doutor Estranho 2 sinaliza que Guerras Secretas deve ser o próximo grande evento do MCU depois da Saga do Infinito. Assim, é possível que os X-Men sejam introduzidos em um evento inspirado em Guerras Secretas, onde as incursões permitam que os universos se fundam.
Levando isso em conta, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura teria sido um dos primeiros passos nessa nova saga, que deve ter desdobramentos ao longo de diversas produções nos próximos anos, especialmente em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania com a presença do vilão multiversal Kang, o Conquistador (Jonathan Majors) – cuja variante foi apresentada na série Loki – e o novo filme do Quarteto Fantástico, com todos os acontecimentos levando para um eventos grandioso no estilo de Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), onde os X-Men poderiam finalmente aparecer pela primeira vez no MCU.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em exibição nos cinemas do Brasil.