Para a felicidade de grande parte dos apaixonados por cinema, uma das maiores estrelas de Hollywood de todos os tempos — e rei dos memes na internet — está de volta às grandes telas. Com O Peso do Talento, Nicolas Cage retorna aos holofotes em grande estilo, entregando uma divertida comédia que não se leva a sério e brindando um legado que move uma legião de fãs por onde passa.
Na trama, sofrendo por não conseguir mais papéis como antes, não ter mais a mesma fama, estar insatisfeito com a vida e prestes a pedir falência, Nicolas Cage chega no fundo do poço. Após ter sua presença negada em mais um filme, o ator acaba aceitando US$ 1 milhão como sua última fonte de renda. O dinheiro vem de Javi (Pedro Pascal), um superfã fanático pelo astro mas extremamente perigoso. As coisas tomam um rumo inesperado quando Cage é recrutado por uma agente da CIA (Tiffany Haddish) e forçado a viver de acordo com sua própria lenda.
Levando em consideração que o longa-metragem está lotado de referências aos vastos anos da carreira de Cage, confira abaixo alguns dos principais easter eggs espalhados pelo filme:
Nicolas Cage revela lista de diretores com quem gostaria de trabalhar (e você provavelmente não imaginava os nomes)NICKY É UM PERSONAGEM DE UMA ENTREVISTA DE CAGE
Em 1990, Nicolas Cage participou de um talk show britânico apresentado por Terry Wogan, promovendo o filme Coração Selvagem (David Lynch) com chutes, golpes de caratê e jogando dinheiro para o público. O ator voltou a viver a persona do programa em O Peso do Talento, encorajando a si próprio, no filme, a ceder aos seus impulsos mais autodestrutivos.
CLÁSSICA CENA DA PISCINA DE DESPEDIDA EM LAS VEGAS
Obviamente, não ficaria de fora da produção a referência a uma das maiores performances da carreira de Cage: Despedida em Las Vegas. Dirigido por Mike Figgis (Família Soprano), o filme gira em torno de um roteirista com problemas de alcoolismo que decide beber até a morte na Cidade do Pecado.
Em O Peso do Talento, uma cena parecida é reproduzida, mostrando Nicolas no fundo da piscina bebendo uma garrafa de cerveja — só que, desta vez, quem vai buscá-lo é Javi.
NICOLAS CAGE NÃO PRECISA DE DUBLÊS
Em certo momento, sob efeito de LSD, Javi e Nic discutem a respeito de qual deles deve dirigir durante uma perseguição em alta velocidade. Ali, o personagem de Pascal diz que Cage é o mais apto para a façanha, citando a participação do ator em A Lenda do Tesouro Perdido e 60 Segundos. Tal comentário vai de encontro ao fato do ator realizar, nesses filmes, muitas das suas próprias acrobacias sem usar dublês.
A COLEÇÃO DE JAVI
No meio do filme, Javi leva Cage para uma sala secreta atrás de uma porta espelhada, cheia de lembranças e adereços que deixariam qualquer fã com inveja. No local, é possível ser encontrado um conjunto de pérolas verdes do filme A Rocha; o coelhinho de pelúcia de Con Air - A Rota da Fuga; pôsteres de A Lenda do Tesouro Perdido; e as lendárias pistolas douradas de A Outra Face.
REFERÊNCIA AO FILME A OUTRA FACE
O final de O Peso do Talento parece ter saído diretamente dos filmes clássicos de ação dos anos 1990 — e foi exatamente isso o que aconteceu. Fãs mais assíduos de Cage notarão que o take é uma adaptação da última parte de A Outra Face, onde o personagem do ator está segurando o de John Travolta com uma arma apontada para a sua cabeça. A referência também inclui o momento com a facada na perna.
NICOLAS CAGE E AS ABELHAS
Nos momentos finais do filme, Nicolas está são e salvo com sua família em casa, e a conversa se volta para a enorme fivela de cinto de tarântula que ele está usando. O ator explica que seu estilista queria que ele usasse um cinto com uma grande abelha na estreia de seu último filme, ao que ele respondeu: "As abelhas não! As abelhas não!".
Esta é uma citação saída diretamente do filme O Sacrifício, em que o personagem do astro tem um encontro desagradável com um enxame de abelhas.
Nicolas Cage provoca sequência de um dos melhores filmes de ação de todos os tempos