Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está chegando nos cinemas brasileiros e uma das principais questões envolvendo o Universo Cinematográfico Marvel é sobre quem foi o responsável por abrir o multiverso, que será explorado na sequência de Doutor Estranho (2016). Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, finalmente revelou que os eventos da série Loki configuraram o multiverso, como acompanhamos em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e, obviamente, o segundo filme solo de Doutor Estranho.
"Há sempre um método para a loucura, mesmo no multiverso, e nossos fãs sabem que Loki [Tom Hiddleston] e Sylvie [Sophia Di Martino] fizeram algo no final daquela série que meio que permitiu que tudo isso fosse possível. Aquele Que Permanece [Jonathan Majors] se foi e isso permitiu que um feitiço não saísse como planejado em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, o que leva todo o multiverso a enlouquecer”, confirmou Feige sobre a importância de Loki para o multiverso no MCU.
Loki prepara o caminho no Multiverso da Marvel para Homem-Aranha 3 e Doutor Estranho 2Falando sobre Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Kevin Feige explicou que o filme serve não apenas como uma sequência da aventura inicial do Doutor Estranho, mas também de outras histórias do MCU. “Esta é absolutamente uma sequência do primeiro Doutor Estranho, mas também de Guerra Infinita e Ultimato e também de WandaVision. E isso realmente nos deixa ter um embaraço de riquezas com um elenco tão incrível e histórias incríveis, e então Sam Raimi amarrando tudo junto", completa Kevin Feige.
Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o Universo Cinematográfico Marvel desbloqueia o multiverso e amplia seus limites mais do que nunca. Viaje para o desconhecido com o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as realidades alternativas perigosas e alucinantes do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.
Loki configurou o multiverso no Universo Cinematográfico Marvel
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/22/05/04/20/12/2215180.jpg)
Loki acompanha os passos do Deus da Trapaça depois que ele escapou com dos Vingadores em Ultimato. Na história, ele acaba sendo preso pela Autoridade de Variância de Tempo, que o envia em uma missão para pegar o antagonista que tem perturbado as linhas do tempo e pode colocar em risco todo o universo.
No final da série, Loki e Sylvie encontram "Aquele Que Permanece" – uma variante do vilão Kang, o Conquistador nos quadrinhos da Marvel – que tem controlado o multiverso e Linha do Tempo Sagrada, tudo nos bastidores. Ele é uma variante de Nathaniel Richards, que descobriu o multiverso e acabou com a guerra multiversal causada por suas variantes malignas, criando a Autoridade de Variância de Tempo (AVT).
O personagem oferece a Loki e Sylvie a escolha de ter controle total da AVT ou matá-lo, que consequentemente deixaria o multiverso se formar novamente. Sylvie acaba esfaqueando ele, enquanto vemos as ramificações na linha do tempo fazendo com que o multiverso se torne realidade em Loki e preparando o caminho para produções que vieram depois, como Homem-Aranha 3 e Doutor Estranho 2.
Loki está disponível no Disney+ e uma segunda temporada da série foi confirmada. Enquanto isso, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia 5 de maio nos cinemas brasileiros.
![Doutor Estranho no Multiverso da Loucura](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/22/02/14/18/29/1382589.png)