Lançado em 2019, o live-action de Rei Leão pode ter desagradado o público, mas deu o que falar naquele ano e se tornou a oitava maior bilheteria da história do cinema – superando, inclusive, Os Vingadores (2012) e Velozes & Furiosos 7 (2015). O diretor Jon Favreau (o mesmo de Mogli: O Menino Lobo) se deixou levar pelo hiper-realismo e transformou os simpáticos animais do desenho animado em criaturas sem qualquer expressão facial. Mas há um detalhe que o remake parece ter acertado.
Logo no início, o macaco Rafiki, grande sábio da savana africana, apresenta Simba recém-nascido aos demais bichos, anunciando-o como o futuro rei. Nesse momento, talvez você tenha notado uma diferença sutil em relação à animação original. De fato, em 1994, o personagem tinha uma cauda, o que não é mais o caso hoje.
O Rei Leão: Como a famosa cena da morte de Mufasa quase foi diferenteMesmo que sua espécie não seja especificada no novo longa-metragem, Rafiki provavelmente pertence à raça dos mandris, como as cores vermelha e azul de suas bochechas sugerem. Porém, na primeira versão, ele se define de outra forma para Simba: "Isso significa que eu sou um babuíno e você não!" Primo do mandril, o babuíno é dotado de uma cauda longa e normalmente desprovido de traços coloridos no rosto.
Veja a comparação abaixo:
Essa pequena inconsistência – relativamente inofensiva na obra de 1994 – sem dúvida teria sido um pouco mais irritante no live-action, que depende muito do realismo. A classificação como babuíno e a cauda de Rafiki foram, portanto, apagados para que o personagem se assemelhasse a um mandril.
Vale lembrar que a refilmagem de Favreau vai ganhar uma continuação agora comandada por Barry Jenkins (vencedor do Oscar por Moonlight). Anunciada em setembro de 2020, O Rei Leão 2 vai adentrar um terreno inexplorado pela Disney, contando a origem de Mufasa e de seu irmão Scar. Ainda não há mais detalhes sobre a prequela; sabe-se apenas que vai mostrar os dois leões em sua juventude e seu percurso até virarem grandes rivais.
O Rei Leão 2: Como o filme vai explorar enredos inéditos da franquia? Novo diretor revela detalhesO roteiro impressionou Jenkins pela qualidade e chegou a ser comparado a O Poderoso Chefão 2, na medida em que se volta para o passado de seus protagonistas e amplia a trama iniciada em 1994.
Kelvin Harrison Jr. e Aaron Pierre vão liderar o elenco de dubladores. O primeiro vai interpretar Taka, a versão de Scar antes de ganhar sua cicatriz e virar o icônico vilão do desenho animado. O segundo vai encarnar o pai de Simba, Mufasa, cuja morte trágica ainda não foi superada pelos fãs.
Com o retorno do roteirista Jeff Nathanson, a produção de O Rei Leão 2 já começou, mas não há previsão de estreia. Seu antecessor, que arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo, está disponível no Disney+.