Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore está em exibição nos cinemas brasileiros, terceiro filme da franquia spin-off de Harry Potter, depois de Os Crimes de Grindelwald (2018). David Yates está no comando da franquia desde Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e, em entrevista cedida ao AdoroCinema, falou sobre o apelo duradouro do Mundo Mágico, comparando com filmes de super-heróis.
Animais Fantásticos 3: "O Chapéu Seletor ficou em dúvida", conta Maria Fernanda Cândido sobre sua casa de Hogwarts (Entrevista Exclusiva)De acordo com David Yates, o apelo duradouro do Mundo Mágico está na "capacidade de J.K. Rowling [criadora do universo Harry Potter] de criar personagens cativantes, acessíveis e agradáveis de se passar o tempo", mas também em como a franquia se relaciona diretamente com as pessoas e suas realizações, semelhante ao que acontece com as produções de super-heróis, extremamente populares atualmente.
Acho que há um certo elemento de realização de desejos em todo o Mundo Mágico. É um pouco como filmes de super-heróis que de alguma forma canalizam o desejo das pessoas de fazer coisas extraordinárias. Todo mundo adoraria uma varinha e ser capaz de consertar as coisas e mudar as coisas para melhor
"E também acho que suas histórias têm alguns valores muito positivos embutidos em seu DNA que as tornam reconfortantes. Eles celebram a aceitação dos outros e destacam o valor da lealdade, amor e amizade. Isso não significa que ela se esquive de lidar com assuntos mais difíceis, autoritarismo, intolerância… E eu sempre fiquei impressionado como todos os filmes de Potter que eu fiz terminavam com a morte de um dos personagens principais. Mas essas coisas difíceis estão envoltas em luz e esperança."
Qual é a história de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore?
Em Os Segredos de Dumbledore, Newt Scamander (Eddie Redmayne) é convocado por Dumbledore (Jude Law) na luta contra Grindelwald (Mads Mikkelsen). Incapaz de detê-lo sozinho, confia no magizoologista para liderar uma equipe em uma missão perigosa. Eles encontrarão velhos e novos animais fantásticos, além de enfrentar a crescente legião de seguidores do vilão. O que o grupo não sabe é que Grindelwald colocará o Mundo Mágico em uma luta contra o mundo dos trouxas. Enquanto o universo da magia fica mais dividido, Dumbledore deve decidir por quanto tempo ele ficará à margem da guerra que se aproxima.
O terceiro Animais Fantásticos marca o sétimo filme da franquia Harry Potter com David Yates na direção, que revelou sua abordagem para a sequência. "Quando você termina um filme, você sempre reflete: 'Ok, o que vamos fazer a seguir e como pode ser melhor?' Com Os Segredos de Dumbledore, todos nós tomamos a decisão consciente de buscar uma história que tivesse mais capricho, mais humor, mais diversão do que tínhamos no filme anterior. Este filme tem, em muitos aspectos, todos os elementos clássicos de alguns filmes de Potter, no sentido de que é divertido. Ao mesmo tempo, essa diversão é equilibrada pela emoção".
Animais Fantásticos 3: "Tivemos a oportunidade de aumentar esse universo", diz brasileiro idealizador gráfico da franquiaCom o fim dos filmes de Harry Potter, o mundo mágico expandiu suas fronteiras de Hogwarts em Animais Fantásticos para diferentes lugares do mundo, explorando novas culturas do universo mágico. "É sempre divertido quando Jo [J.K. Rowling] está escrevendo um roteiro e ela diz: 'Certo, para onde devemos ir em seguida?' E essa é uma das delícias de Animais Fantásticos. Eles nos deram a oportunidade de ir ao Butão, a Berlim, a Paris, tudo via Leavesden. E para Stuart Craig [designer de produção], eu e toda a equipe, é fabuloso poder conversar com colegas no Butão ou visitar Paris ou Berlim para reunir todos os recursos de que precisamos para recriar esses espaços em nosso mundo", completa o diretor David Yates.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore está em exibição nos cinemas brasileiros.