João amava Teresa que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Lili, que não amava ninguém. Esse é um trecho de Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, mas poderia resumir boa parte da tensão que se desenrola no filme Closer – Perto Demais (2005), adaptação cinematográfica da peça do dramaturgo inglês Patrick Marber, dirigida aqui por Mike Nichols.
Nesse drama, Natalie Portman, Julia Roberts, Jude Law e Clive Owen vivem complicados relacionamentos, cada um atravessando – e magoando - a vida um do outro. Ninguém neste filme é feliz, saudável ou satisfeito. Todos vivem solitários e sempre desesperados.
Para além de seu enredo, a estética de Closer cativou o público no início dos anos 2000, e a stripper Alice, personagem vivida por Natalie Portman, até hoje é referenciada na cultura pop, tendo sido considerada, pela própria atriz, um marco importante em sua carreira, para ajudar a romper com a associação a Star Wars. A atriz estará em Thor: Love And Thunder, com lançamento previsto para ainda esse ano.
COMO CLOSER INSPIROU BANDAS EMO
Closer foi um filme fortemente referenciado na comunidade emo de meados dos anos 2000, presente em letras ou mesmo títulos de canções. Em "Thnks fr th Mmrs" canção da banda Fall Out Boy, o trecho "ele tem gosto de você, só que mais doce", referencia uma fala de Anna (Julia Roberts). Já em “G.I.N.A.S.F.S.", outra canção da mesma banda, o trecho "Eu amo tudo em você que dói", é uma fala de Larry (Clive Owen) para Alice (Natalie Portman) no clube de strip.
A banda Panic! At the Disco, por sua vez, dedicou mais de uma faixa de seu álbum A Fever You Can't Sweat Out, lançado também em 2005, à cena específica do clube de strip. As músicas "Lying Is The Most Fun a Girl Can Have Without Her Clothes Off" e “But It's Better If You Do” tomam como título falas da personagem de Natalie Portman (“Mentir é a coisa mais divertida que uma garota pode ter sem tirar a roupa, mas é melhor se você fizer isso”).
O caso de Closer não é isolado, e em outros momentos, bandas emo e cinema já se misturaram, como quando Stephenie Meyer revelou que a banda My Chemical Romance foi uma inspiração para a criação de Crepúsculo.
Closer foi indicado ao Oscar e ganhou dois Globos de Ouro. A trilha sonora oficial do longa vai de The Smiths a Bebel Gilberto, e o filme de 2005 se encontra disponível nas plataformas de streaming.