Depois do tapa que Will Smith deu em Chris Rock no Oscar 2022, muitas portas se fecharam para o ator. Mas, Michael Bay não é a favor deste “cancelamento”. O diretor de Bad Boys, que dirigiu Smith em 1995 e 2003, afirmou que tem coisas mais importantes para debater no mundo atualmente — como a guerra na Ucrânia — e disse que trabalharia novamente com Will Smith.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, o cineasta comentou o tapa: “Imediatamente, eu pensei, ‘isso realmente aconteceu?’. Depois vi os gritos do Will. Aquele é um grito do Will de verdade. O Will é um grande lutador. Ele estudou boxe. Antes de tudo, foi algo errado, não tem justificativa. Vamos deixar isso claro”
Michael Bay acredita que as reações ao momento no Oscar 2022 foram exageradas. “As pessoas dizem: ‘ah, ele poderia tê-lo matado’. Não, um tapa é diferente. Um soco? Sim, você pode matar alguém: O Will deu um tapa. Todo mundo está falando isso, mas quer saber? Você começa a pensar na vida... Eu fui muito afetado por essa guerra na Ucrânia. Tenho amigos ucranianos. Estive em Kiev, conheci o prefeito..."
Há centenas de bebês sendo explodidos e as pessoas estão preocupadas. Para mim, estamos no limite. Tudo bem, algo dramático aconteceu, mas precisamos deixar nítido as nossas prioridades.
Além disso, Michael Bay foi questionado se voltaria a trabalhar com Will Smith após a polêmica: “Com certeza, 100%. Ele é um cara muito lúcido, muito ponderado”.
Entenda o que aconteceu na cerimônia do Oscar 2022
Durante a cerimônia do Oscar 2022, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa na cara de Chris Rock. O motivo de sua irritação foi uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith, em que o humorista compara sua cabeça raspada com o corte de cabelo usado por Demi Moore em Até o Limite da Honra.
Jada Pinket Smith, produtora executiva de King Richard e atriz conhecida por seu papel como Niobe em Matrix, sofre de alopecia, doença autoimune que causa queda de cabelo. Desde o diagnóstico, recebido em 2021, Pinkett Smith costuma aparecer frequentemente nas redes sociais para explicar como a doença afeta sua autoestima. E, no momento em que Chris Rock fez a piada publicamente no Oscar, a atriz demonstrou desconforto.
Após a cerimônia, a Academia afirmou que pediu a Will Smith que se retirasse, mas ele se recusou. No entanto, fontes disseram à revista Variety que os líderes da organização nunca solicitaram formalmente que ele fosse expulso e o produtor Will Packer pediu que ele ficasse. No dia seguinte ao Oscar 2022, Will Smith pediu desculpas a Chris Rock, dizendo: “Eu estava fora da linha e estava errado”. Ele acrescentou que reagiu emocionalmente porque “uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para suportar”.
Depois da repercussão negativa, Will Smith renunciou a vaga na Academia no dia 1 de abril. Em comunicado, o ator descreveu suas ações como “chocantes, dolorosas e imperdoáveis” e disse que aceitará quaisquer consequências adicionais que o Conselho de Governadores da Academia considere apropriadas. “A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris [Rock], sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa.”
Como punição, a Academia baniu a participação de Will Smith no Oscar pelos próximos 10 anos.