*Parceria paga com Telecine
Os limites da arte e da posse sobre o próprio corpo são tema de O Homem Que Vendeu Sua Pele, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021. A trama lembra uma história real que aconteceu no início dos anos 2000 e acompanha um homem que vendeu a própria pele como tela para um artista. O filme estreia hoje (12) no canal Telecine Cult às 22h e você também pode encontrá-lo no catálogo do Telecine. Conheça a trama:
O Homem Que Vendeu Sua Pele: Qual é a história?
O filme tunísio tem como protagonista um jovem sírio chamado Sam (Yahya Mahayni) que vende a pele de suas costas a um artista com objetivo de fugir da guerra em seu país e encontrar sua amada Abeer (Dea Liane). O trato é “simples”: a pele de Sam passa a ser uma tela viva em branco para um grande e controverso artista europeu, que o tatua e o coloca como peça de museu em exposição.
É claro que a decisão de vender o corpo para outra pessoa traz consequências e impactos profundos para a vida de Sam, que acaba se tornando um objeto. Com o passar do tempo, ele percebe que cedeu muito mais de si do que imaginava, em uma história impressionante que, não só nos faz pensar na arte, mas nas “escolhas” feitas por quem está passando por situações drásticas - como Sam, vivendo em meio à guerra e separado de quem ama.
O nome mais conhecido do elenco é o de Monica Belluci (007 - Contra Spectre): a atriz italiana interpreta uma negociante de arte, que transporta tanto Sam, quanto o público, a um universo bastante restrito e pouco conhecido pela maioria das pessoas.
História real que inspirou o filme
Parte da inspiração para a história de Sam veio de um acontecimento igualmente curioso na vida real: em 2006, um homem chamado Tim Steiner vendeu a pele de suas costas a um renomado artista belga e a tatuagem feita nele se tornou uma obra de arte exposta em galerias. Mais tarde, o “quadro” foi comprado por um colecionador e, a partir daí, a pele de Tim passou a pertencer a ele.
O acordo diz que quando Tim morrer, a pele das costas dele será emoldurada e entregue ao colecionador, que conta com uma galeria particular. “Minhas costas são uma tela, eu sou uma moldura provisória", disse Tim Steiner à BBC.
Filme foi indicado ao Oscar 2021
A história impressionante chamou a atenção da Academia e ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021 - mas acabou perdendo o prêmio para Druk - Mais Uma Rodada, que também está disponível no catálogo do Telecine.
Onde assistir O Homem Que Vendeu Sua Pele?
O filme entra para o catálogo do Telecine e estreia no canal Telecine Cult nesta terça-feira, 13 de abril, às 22h.