Com destaques como Ataque dos Cães e Duna entre os vencedores da edição de 2022, a cerimônia do Oscar também ficou marcada pelo desentendimento grave entre Will Smith e Chris Rock. O vencedor do prêmio por King Richard: Criando Campeãs deu um tapa no comediante após um piada com a esposa, Jada Pinkett Smith. Agora, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas bateu o martelo e Will Smith já se pronunciou.
O que Will Smith disse?
Como punição, a Academia decidiu banir o ator do Oscar durante 10 anos, o que significa que ele não poderá participar de nenhum dos eventos promovidos pela instituição, incluindo, claro, a grande premiação do cinema. Em declaração obtida pelo Page Six, Will Smith se posicionou sobre o acontecimento. “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”, disse ao tablóide.
Antes, o astro também já havia publicado um pedido de desculpas ao público e a Chris Rock em seu perfil no Instagram, classificando a própria atitude como “inaceitável”. “Violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento na premiação foi inaceitável e indesculpável. Piadas comigo são parte do meu trabalho, mas com a condição médica de Jada foi muito para suportar e reagi emocionalmente”, escreveu.
Jada Pinkett Smith está por trás de filme que fez Will Smith ganhar o Oscar; conheça carreira da atriz e produtoraO que vai acontecer com Will Smith?
Após especulações de que poderia perder seu Oscar de Melhor Ator, o próprio Will Smith decidiu se adiantar ao veredito da Academia e renunciou ao seu posto - isso quer dizer que ele não faz mais parte do grupo de artistas e profissionais da indústria cinematográfica que podem votar nos candidatos às categorias. Apesar disso, não perderá o troféu que recebeu por King Richard: Criando Campeãs.
Com a nova punição, as consequências são ainda maiores: indicado três vezes ao Oscar e vencedor pela primeira vez neste ano, o ator de Um Maluco no Pedaço não poderá concorrer a qualquer categoria do prêmio pelos próximos dez anos. “A ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção ao objetivo de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia”, diz o comunicado oficial da entidade.
Após o acontecimento no palco da cerimônia, sabe-se apenas que Chris Rock não quis prestar nenhum tipo de queixa oficial contra o colega. Por enquanto, não há novas declarações do comediante sobre o assunto, que repercutiu entre diversas outras celebridades ao longo das últimas semanas.