Além de premiar os filmes e artistas que mais se destacaram no último ano, a edição de 2022 do Oscar foi uma das mais polêmicas da história, graças ao desentendimento entre Will Smith e Chris Rock. Vencedor do Oscar por King Richard: Criando Campeãs, o ator deu um tapa no comediante após uma piada com a esposa, Jada Pinkett Smith. O ato repercutiu entre celebridades: desta vez, Amy Schumer se pronunciou e usou o caso para defender piada que foi censurada na cerimônia.
Em apresentação realizada em Las Vegas, Amy Schumer criticou Will Smith e ‘brincou’ com a situação. “Eu estava ali me achando e, de repente, Ali estava vindo. E foi uma porcaria. Tudo o que posso dizer é que isso diz muito sobre masculinidade tóxica”, disse. A comediante chamou o ator de ‘Ali’ fazendo uma referência ao filme de mesmo nome pelo qual Will Smith foi indicado ao Oscar em 2002, sobre o lutador Muhammad Ali.
Em seguida, a atriz de Descompensada revelou que uma das piadas que escreveu foi cortada da cerimônia do Oscar, que foi apresentada por ela em conjunto com Wanda Sykes e Regina Hall. Uma das ‘piadas’ planejadas por Amy fazia referência ao caso de Alec Baldwin: em outubro do ano passado, o ator matou, acidentalmente, uma diretora de fotografia no set de filmagem, ao disparar uma arma que não deveria estar carregada.
“‘Não Olhe Para Cima’ é o nome de um filme, mas devia ser mais tipo ‘não olhe para o cano da arma de Alec Baldwin”, disse. Além desta, a comediante disse que havia preparado outras piadas sobre as acusações de assédio sexual contra o ator James Franco. “Meu advogado me disse para não falar essas coisas”, contou.
Em seguida, Amy Schumer comparou a ‘censura’ que sofreu com o tapa dado por Will Smith. “Eu não tinha permissão para dizer nenhuma dessas coisas, mas você pode simplesmente subir lá e bater em alguém”, afirmou (via The Hollywood Reporter).
Will Smith no Oscar 2022
O problema entre os dois atores aconteceu após um comentário feito por Chris Rock sobre Jada Pinkett Smith: a atriz sofre de alopecia, doença que causa perda de cabelo, e o humorista a comparou com uma personagem careca do filme Até o Limite da Honra. “Tire o nome da minha mulher da sua boca”, gritou Will Smith.
Após especulações de que o ator poderia perder seu Oscar pela agressão, o astro se desculpou pela atitude e, alguns dias depois, renunciou sua vaga na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e não poderá participar das votações para as próximas edições do prêmio.