O Grammy Awards 2022 aconteceu na noite de domingo (3), em Las Vegas, e os grandes destaques ficaram por conta de Jon Batiste (Álbum do Ano), Silk Sonic (Gravação do Ano) e Olivia Rodrigo (Artista Revelação e Melhor Álbum de Pop Vocal). Com performances incríveis de BTS, Lady Gaga, Lil Nas X e Billie Eilish, a 64ª edição também foi marcada por três vitórias da Disney – das oito indicações que recebeu.
Na categoria Melhor Trilha Sonora Compilada para Mídia Visual, o estúdio concorria duplamente: por Cruella (Disney+, 2021) e por Estados Unidos Vs Billie Holiday (Hulu, 2021). No entanto, foi a cinebiografia estrelada por Andra Day e coproduzida pelo Amazon Prime Video que levou o gramofone dourado.
A Casa do Mickey também se deu bem na disputa por Melhor Trilha Sonora Original: a animação Soul (2020), da Pixar, empatou com a minissérie O Gambito da Rainha (2020), da Netflix. O prêmio foi entregue a Trent Reznor, Atticus Ross e a ninguém menos que Batiste. Sim, o dono do hit "Freedom" está por trás de 16 canções inéditas do desenho que conquistou o Oscar em 2021. Na corrida ainda estava The Mandalorian (Disney+), pelo volume 2 de sua 2ª temporada (assinado por Ludwig Göransson).
Soul: Animação vencedora do Oscar 2021 vai expandir sua história de forma inusitadaAlém disso, a Disney faturou a estatueta de Melhor Filme Musical por Summer of Soul (...Ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada), exibido pela Hulu (2021). Exatamente uma semana atrás, a estreia do músico Ahmir Khalib Thompson (o Questlove) na direção lhe rendeu o Oscar de de Melhor Documentário. Já no Grammy, desbancou Happier Than Ever: A Love Letter to Los Angeles (Disney+, 2021), outra produção documental do Disney+ que mergulha nos bastidores de um show de Billie Eilish.
Vale lembrar que Soul e Batiste ainda estavam indicados nas categorias de Melhor Jazz Solo Improvisado ("Bigger Than Us") e Melhor Álbum Instrumental de Jazz (Jazz Selections: Music From And Inspired By Soul).
Red: Crescer é uma Fera chega ao Disney+ com músicas de Billie Eilish e dubladores famososA Marvel, por sua vez, quase ganhou o troféu de Melhor Música Escrita para Mídia Visual com "Agatha All Along", cantada pela atriz Kathryn Hahn na série-fenômeno WandaVision e composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (a dupla responsável por Frozen). Mesmo tendo se tornado um fenômeno depois de tocar no 7º episódio, perdeu para "All Eyes on Me", faixa do especial de comédia Bo Burnham: Inside (2020), da Netflix (2020).