Além de celebrar os artistas e filmes que mais se destacaram durante o ano de 2021, a a 94ª cerimônia do Oscar, que foi ao ar neste domingo (27), também ficou marcada pelo conflito entre Will Smith e Chris Rock. Após uma piada do humorista sobre a aparência da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, o astro de King Richard: Criando Campeãs deu um tapa no colega. Após especulações sobre uma possível perda de seu troféu, Will Smith se desculpou publicamente na noite de ontem (28).
“Violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento na premiação foi inaceitável e indesculpável. Piadas comigo são parte do meu trabalho, mas com a condição médica de Jada foi muito para suportar e reagi emocionalmente. Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu perdi a linha e estava errado”, escreveu no Instagram.
Oscar já teve artistas expulsos?
O caso de Will Smith levantou dúvidas entre o público sobre uma possível punição para o ator, especialmente porque, em 2017, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, atualizou suas regras de conduta. A motivação principal para as mudanças veio da onda de denúncias de assédio sexual e moral na indústria cinematográfica. Na época, o comunicado oficial afirmou que o evento não dá “espaço para aqueles que abusam de seu status, poder ou influência. A Academia é categoricamente contra qualquer tipo de abuso ou discriminação”.
A questão é que, caso Will realmente tivesse que devolver seu Oscar, ele seria o primeiro artista a sofrer esse tipo de punição na história da premiação. Nem mesmo nomes como Harvey Weinstein e Roman Polanski, envolvidos em casos de assédio e abuso sexual precisaram devolver seus troféus: Weinstein tem um Oscar por Shakespeare Apaixonado e Polanski, por O Pianista.
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/22/03/29/16/59/1631075.jpg)
Mas vale lembrar também que tanto o cineasta quanto o produtor foram expulsos da Academia e deixaram de ser membros votantes. “Não estamos simplesmente nos separando de uma pessoa que não merece o respeito de seus colegas, mas também para mandar a mensagem de que é o fim da era da ignorância e da cumplicidade a comportamentos sexuais predatórios”, comunicou a Academia na expulsão de Harvey Weinstein. O mesmo aconteceu com o comediante Bill Cosby, que também foi alvo de uma série de acusações de violência sexual.
Quem foi o primeiro artista expulso da Academia?
O primeiro caso de punição definitiva da Academia teve um motivo inusitado e aconteceu em 2004, quando o ator Carmine Caridi (O Poderoso Chefão 2) foi expulso por compartilhar com outras pessoas as fitas que recebia para assistir aos filmes indicados. “Eu enviei [os vídeos] para algumas pessoas, além dos meus irmãos, que não poderiam bancá-los. Fiz muitas pessoas felizes”, disse na época.
![King Richard: Criando Campeãs](https://br.web.img2.acsta.net/c_310_420/pictures/21/10/28/21/51/2295958.jpg)