A 94ª cerimônia do Oscar foi ao ar nesta noite de domingo (27) para celebrar os filmes que mais se destacaram ao longo do último ano. Mas o evento trouxe também uma surpresa chocante: Will Smith subiu ao palco para confrontar Chris Rock, após uma “piada” do comediante envolvendo Jada Pinkett Smith, atriz e esposa do astro de King Richard: Criando Campeãs. As reações ao acontecimento se dividiram e, com elas, também surgiu a dúvida: Will Smith pode perder o Oscar pela agressão?
Pouco tempo depois da tensão com Chris Rock, Will Smith subiu ao palco para receber seu Oscar de Melhor Ator por King Richard, o primeiro de sua carreira, e o discurso foi publicado nas redes sociais da premiação, sem menção ao ocorrido. Mais tarde, o perfil a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fez uma publicação se posicionando contra qualquer tipo de violência.
“A Academia não tolera nenhuma forma de violência. Nesta noite estamos encantados em celebrar nossos vencedores da 94ª cerimônia, que merece este momento de reconhecimento de seus pares e amantes de filmes ao redor do mundo”, diz a postagem. Will Smith e Chris Rock não se pronunciaram publicamente sobre o caso logo após a cerimônia.
É muito improvável que Will Smith perca sua estatueta do Oscar após a briga com Chris Rock e o comediante criador de Todo Mundo Odeia o Chris não parece ter a intenção de fazer algum tipo de acusação formal contra o colega por violência física. Mas vale lembrar que, em 2017, a Academia atualizou suas regras de conduta motivada, especialmente, pela onda de denúncias de assédio sexual e moral na indústria cinematográfica.
“Além de alcançar a excelência na área de cinema, os membros [da Academia] precisam se comportar de forma ética e condizente com os valores da Academia em respeito da dignidade humana e inclusão (...) A Academia pede que seus membros abracem sua responsabilidade de reafirmar esses princípios (...) Não há espaço para aqueles que abusam de seu status, poder ou influência. A Academia é categoricamente contra qualquer tipo de abuso ou discriminação”, diz o comunicado oficial emitido na época (via Variety).
Assim, é possível entender o comportamento de Will Smith como uma quebra do código de conduta ao agredir fisicamente seu colega de profissão, mas ainda há muita discussão sobre as motivações do ator: Jada Pinkett Smith, sofre com uma doença autoimune que causa queda de cabelo e o astro agiu em um impulso de defender a esposa, que passa por uma fase delicada de saúde. Entretanto, caso a Academia bata o martelo e decida que Smith violou as regras, o ator pode ser impedido de levar o prêmio para casa e não será reconhecido pelo Oscar.
Em seu discurso de agradecimento após receber o Oscar de Melhor Ator, Will Smith se emocionou e fez um discurso falando sobre também sobre a própria família. "Estou recebendo um chamado na minha vida para amar as pessoas e para proteger as pessoas. Para ser um rio para o meu povo", disse.