Duna (2021) dominou as categorias técnicas do Oscar 2022 neste domingo (27), incluindo o prêmio de Melhor Fotografia para o cinematografista Greig Fraser, sua primeira vitória e segunda indicação depois de Lion - Uma Jornada Para Casa (2016). Nesta edição do Oscar, Fraser concorria contra nomes importantes na categoria como Bruno Delbonnel por A Tragédia de Macbeth, Janusz Kaminski por Amor, Sublime Amor, Dan Laustsen por O Beco do Pesadelo e Ari Wegner por Ataque dos Cães.
O que poucas pessoas sabem é que Duna compartilha uma coisa em comum com Batman (2022) estrelado por Robert Pattinson como o Homem-Morcego, ambos têm Greig Fraser como seu diretor de fotografia.
Duna retrata um futuro sem robôs ou computadores e o motivo vai fazer você pensarConheça Greig Fraser, diretor de fotografia de Duna e Batman
Greig Fraser, de 46 anos, é um dos diretores de fotografia mais requisitados da atualidade e ficou reconhecido pelos seus trabalhos nos filmes A Hora Mais Escura, Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, Lion - Uma Jornada para Casa – onde ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Fotografia –, Rogue One: Uma História Star Wars e Vice, além da série The Mandalorian.
Fraser se destaca pelo seu uso com maestria de sombras e sua forma de usar a fotografia para dar uma sensação real no set de filmagens. O sucesso de Duna de Denis Villeneuve deve muito ao trabalho de Fraser, em conseguir equilibrar uma riqueza de informações visuais e construção de universo de ficção científica convincente – especialmente a apresentação impressionante dos desertos, destaque no filme. Então, Greig Fraser ele foi merecidamente reconhecido no Oscar 2022 como Melhor Diretor de Fotografia.
Pouco depois de Duna, Fraser voltou para as telonas como cinematografista da nova versão de Batman comandada por Matt Reeves, onde novamente o seu trabalho é um dos destaques da produção em passar o clima opressivo e sombrio com a pegada neo-noir proposta para o Homem-Morcego de Robert Pattinson.
Qual é a história de Duna e Batman?
Inspirado pelos livros Frank Herbert, Duna se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides (Oscar Isaac) administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de "melange", usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Ferguson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos longes do deserto.
Batman segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos da sombria cidade. Durante uma de suas investigações, ele acaba envolvendo a si mesmo e Gordon (Jeffrey Wright) em um jogo de gato e rato, ao investigar uma série de maquinações sádicas em uma trilha de pistas enigmáticas estabelecida pelo vilão Charada (Paul Dano). Quando o trabalho acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco a própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne, as evidências começam a chegar mais perto de casa, precisando, Batman, forjar novos relacionamentos, para desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e corrupção que há muito tempo assola Gotham.