Drive My Car é o grande vencedor do Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional! Durante a cerimônia que acontece neste domingo (27), o representante do Japão desbancou os concorrentes Flee (Dinamarca), A Mão de Deus (Itália), A Pior Pessoa do Mundo (Noruega) e A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão). Comandado por Ryusuke Hamaguchi, o longa-metragem ainda está na disputa por outras três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Quem subiu ao palco para receber a honraria foi o próprio realizador, que agradeceu a todos os membros da Academia e ao elenco. Vale lembrar que Drive My Car foi um dos grandes destaques do circuito cinematográfico em 2021: além de ter passado por festivais como o de Cannes, do Rio e de Toronto, saiu vitorioso de premiações como o BAFTA, Globo de Ouro e Critics Choice.
Vencedores do Oscar 2022: Veja lista completa de ganhadores da premiaçãoCom uma direção impecável e um orçamento bem mais enxuto que o dos demais indicados, Drive My Car se tornou o primeiro filme japonês a concorrer na categoria principal — a mais visada do Oscar —, abrindo mais portas para o cinema asiático no Ocidente.
O QUE ACONTECE EM DRIVE MY CAR?
Adaptada de um famoso conto de Haruki Murakami, a trama segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um renomado ator e diretor de teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma roteirista muito bonita, porém com muitos segredos. Quando a mulher morre inesperadamente, Yusuke é deixado com muitas dúvidas acerca de seu relacionamento, bem como o arrependimento de nunca conseguir compreendê-la totalmente.
Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça em Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900 vermelho. Lá, ele conhece Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem de poucas palavras que é designada para ser sua motorista particular.
À medida que a estreia se aproxima, as tensões aumentam nos bastidores do espetáculo – principalmente entre Yusuke e Koshi Takatsuki (Masaki Okada), uma bela estrela de TV que tem uma conexão indesejada com a falecida esposa do rapaz. Forçado a confrontar verdades dolorosas, Yusuke vai contar com a ajuda de sua motorista nessa jornada esclarecedora – e uma relação muito especial vai se desenvolver entre os dois.
Drive My Car chegou aos cinemas brasileiros no dia 17 de março e vai poder ser visto no catálogo da MUBI a partir de 1º de abril.