Minha conta
    Atriz de Chaves briga na justiça após proibições da família de Roberto Bolaños: “Não é o que ele iria querer”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Editora-chefe
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Impasse com a família de Roberto Gómez Bolaños fez que com os programas criados por ele deixassem de ser transmitidos. Florinda Meza, viúva do ator, se pronunciou sobre o assunto.

    Um dos programas mais queridos da história da televisãoChaves também já esteve no centro de algumas polêmicas. Desta vez, a discussão gira em torno de Florinda Meza, que interpretava a mãe de Quico (Carlos Villagrán) e é viúva de Roberto Gómez Bolanõs, criador do seriado. Isso porque, em 2020, os programas criados por ele deixaram de ser exibidos na televisão, streamings e internet em diversos países - decisão vinda da família do ator, que morreu em 2014.

    Pelo Twitter, a inesquecível Dona Florinda se mostrou decepcionada com a proibição. “Meu coração de Chapolin está triste porque o programa Chespirito [o Chaves] não é visto nas telas de um mundo tão carente de riso e alegria”, escreveu. Questionada por um de seus seguidores nas respostas ao tweet, a atriz disse que já entrou em batalha judicial para que o programa volte a ser exibido.

    Florinda afirmou que não participou da decisão da família de Bolaños, apesar de ter sido esposa dele. “Não estive envolvida nessa decisão. Não me levaram em consideração. Eu jamais teria permitido que o programa deixasse de ser transmitido. Não é o que o meu Rober teria querido. Por isso, agora, estou lutando legalmente para que possa voltar às telas”, escreveu no Twitter. 

    Por que Chaves não passa mais na televisão?

    O conjunto de programas criados por Bolaños, que tem ChavesChapolin como grandes destaques, foi alvo de um imbróglio envolvendo os filhos do ator e a Televisa. A rede mexicana detinha os direitos de transmissão das obras, que foram contestados pela família. O resultado da disputa judicial foi a remoção de Chaves e Chapolin de todos os meios digitais - da televisão à internet. Enquanto isso, há perspectivas de um remake e novos projetos em vista.

    Na época em que a decisão aconteceu, Florinda já havia se posicionado firmemente contra os filhos de Bolaños, dizendo, inclusive, que tirar os programas do ar seria um grande prejuízo financeiro para todos. “O curioso é que sou uma das partes envolvidas e nunca me informaram ou me perguntaram nada (...) Não consigo explicar muito porque só sei o que saiu na imprensa, que o Grupo Chespirito e a Televisa não chegaram a um acordo. É lamentável que isso aconteça. Também estou triste porque viemos sofrendo uma série de perdas”, disse.

    Criado no início dos anos 70, os episódios de Chaves foram exibidos na televisão brasileira durante quase 40 anos seguidos na grade do SBT e, depois, chegaram a alguns canais fechados. Mais recentemente, o seriado foi veiculado pelo Multishow, que exibiu alguns episódios inéditos. Embora não tenha sido consultada sobre o acordo de exibição, Florinda acha que a decisão não é definitiva. “Penso que há uma estratégia por trás de tudo isso (...) Suponho que, em breve, possa haver um acordo. Sei que o público está muito triste” declarou na época.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top