Com grandes novidades para o mês de março, a Netflix ganhou na última semana a chegada de mais títulos ao seu vasto catálogo. Atualmente no Top 10 dos mais vistos do streaming, O Bombardeio é um dos recentes sucessos da plataforma, responsável por conquistar o coração do público e também da crítica especializada.
Por conta do grande burburinho que o filme tem gerado e por apresentar uma temática aparentemente não-ficcional, algumas pessoas têm se perguntado se a produção é realmente baseada em uma história verdadeira. Com base nisso, o AdoroCinema te conta tudo o que você precisa saber sobre o longa, visando esclarecer as suas dúvidas. Confira abaixo:
Uma das melhores séries da Netflix finalmente retorna para a 2ª temporada após 3 anos de esperaSOBRE O QUE É O BOMBARDEIO?
Na trama, em 21 de março de 1945, a Força Aérea Real Britânica partiu em uma missão para bombardear a sede da Gestapo, em Copenhague, na Dinamarca. O ataque teve consequências catastróficas, pois alguns aviões atingiram acidentalmente uma escola, matando centenas de pessoas no processo. Destes óbitos, 86 eram crianças.
Produzido na Dinamarca, no elenco, nomes não tão conhecidos do grande público compõem o enredo, como Alex Høgh Andersen, Danica Curcic, Susse Wold e Patricia Schumann. A direção foi feita sob os cuidados do cineasta Ole Bornedal (Possessão).
O BOMBARDEIO É BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL?
Sim, o longa-metragem é baseado em uma história real. Apesar da comovente e assustadora trama, a obra adapta a trágica missão na qual a Força Aérea Britânica, durante a Segunda Guerra Mundial, tentou bombardear a sede da Gestapo, acabando por atingir a uma escola. O evento ficou marcado na história dinamarquesa e até hoje é considerado um dos acontecimentos mais trágicos do país.
A base para o fatídico episódio foi a ocupação feita pela Alemanha Nazista, em 1940, à Dinamarca. A partir de então, a resistência dinamarquesa planejou bombardear o quartel general da Gestapo, em um plano em cooperação com as forças britânicas. A princípio, o ataque teve efeito. Denominado Operação Cartago, ele resultou na destruição da central nazista, liberando prisioneiros e interrompendo as atividades alemãs no local. Contudo, acidentalmente, um avião da Força Aérea Britânica acabou sendo danificado, colidindo com a escola Jeanne d’Arc. Na contagem oficial, morreram 125 civis, 86 deles, crianças.
1917 no Oscar? Confira quais filmes de guerra que ganharam o prêmio de Melhor Filme