Minha conta
    Diretora de Ataque dos Cães se desculpa por comentário polêmico sobre King Richard: “Fiz sem pensar”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Editora-chefe
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Jane Campion levou o prêmio de Melhor Direção no Critics Choice Awards e, no discurso, fez comentário polêmico sobre as tenistas Venus e Serena Williams, que têm suas histórias contadas em King Richard: Criando Campeãs.

    Grande favorito aos principais troféus entre a lista de indicados ao Oscar 2022Ataque dos Cães também tem aparecido em polêmicas. Recentemente, o astro Benedict Cumberbatch veio a público rebater comentários de Sam Elliott, que chamou o filme de “pedaço de m*rda” e, agora, o assunto gira em torno de Jane Campion, diretora do longa da Netflix.

    A polêmica aconteceu durante a cerimônia de entrega dos troféus do Critics Choice Awards, que aconteceu no último domingo (13). Jane Campion, que já fez história no Oscar, foi um dos grandes destaques da noite: Ataque dos Cães varreu as indicações e a cineasta levou o prêmio de Melhor Direção. A questão é que, em seu discurso de agradecimento, acabou fazendo um comentário sobre King Richard: Criando Campeãs que pegou mal.

    Enquanto falava no palco, a cineasta exaltou as tenistas Venus e Serena Williams, cuja história de vida inspirou o filme estrelado por Will Smith, mas emendou com uma fala polêmica. “Venus e Serena, vocês são maravilhosas, mas não competem contra homens, como eu tenho que fazer”, disse. O comentário de Jane Campion faz referência ao pouquíssimo espaço dado a mulheres na indústria cinematográfica, especialmente em posições de liderança.

    Na internet, a repercussão foi bem negativa e os principais pontos levantados foram a sensação de menosprezo à trajetória impressionante das atletas, que se tornaram lendárias no esporte. Como King Richard: Criando Campeãs nos conta, as irmãs e o pai delas precisaram enfrentar uma série de adversidades sociais e econômicas para conquistar o prestígio que têm hoje. 

    Jane Campion pede desculpas a Venus e Serena Williams

    Depois, a diretora de Ataque dos Cães emitiu um comunicado oficial pedindo desculpas às tenistas e afirmando que não teve a intenção de diminuir as conquistas delas:

    “Fiz um comentário impensado comparando o que fiz no mundo dos filmes com tudo o que Serena e Venus Williams conquistaram. Não tive a intenção de desvalorizar essas duas mulheres negras, lendárias e atletas mundiais. O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens dentro e fora das quadras, elevaram o nível e abriram portas para mulheres no mundo. A última coisa que eu queria era minimizar mulheres notáveis. Eu amo Serena e Venus. Suas conquistas são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, eu peço desculpas e as celebro completamente”

    Filmes do Oscar 2022

    Ataque dos Cães e King Richards: Criando Campeãs vão se enfrentar novamente no Oscar 2022. O filme da Netflix é o que recebeu a maior quantidade de indicações (foram 12 no total), enquanto a produção de Will Smith aparece em cinco: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Canção Original.

    A cerimônia do Oscar 2022 vai ao ar em 27 de março.

    King Richard: Criando Campeãs
    King Richard: Criando Campeãs
    Data de lançamento 2 de dezembro de 2021 | 2h 25min
    Criador(es): Reinaldo Marcus Green
    Com Will Smith, Aunjanue Ellis-Taylor, Saniyya Sidney
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora no Prime Video
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top