Duna é um dos principais filmes indicados ao Oscar 2022, adaptação de Denis Villeneuve para o clássico livro de Frank Herbert. Bem recebido pela crítica e pelo público, uma sequência foi confirmada pela Warner e deve contar com novas adições de peso na história ao lado de Timothée Chalamet e Zendaya. Uma delas pode ser a atriz Florence Pugh, que entrou para o Universo Cinematográfico Marvel em Viúva Negra.
Duna pode ganhar três filmes com Denis Villeneuve: "Esse seria o sonho"De acordo com o The Hollywood Reporter, Florence Pugh está em negociações iniciais para Duna: Parte Dois, onde ela interpretaria o importante papel da princesa Irulan, a filha do imperador Shaddam IV – personagem que também receberá uma escalação. Se tudo der certo, Pugh será a primeira estreante da franquia a se juntar a um elenco do primeiro filme, que inclui Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Javier Bardem. Porém, alguns fatores podem atrapalhar um acordo com Florence Pugh.
O primeiro ponto é que o roteiro ainda está sendo escrito e a atriz está esperando o último rascunho. Além disso, podem acontecer conflitos de agendas de Florence Pugh e a produção de Duna 2: a Legendary espera começar a filmar ainda em 2022, mas Pugh também está na disputa para interpretar a Madonna em sua cinebiografia – não se sabe quando a produção acontecerá, mas poderia ser um conflito na agenda. Outra questão é a guerra na Ucrânia, pois o primeiro filme foi rodado parcialmente na Hungria e a continuação planeja fazer o mesmo, o que poderia ser afetado pela proximidade com o conflito na Europa.
O que podemos esperar de Duna: Parte Dois
Duna: Parte Dois vai retomar de onde o primeiro parou, contando o resto da história do primeiro romance de Duna, onde Paul Atreides (Chalamet) luta ao lado dos Fremen para libertar o planeta deserto de Arrakis da Casa Harkonnen. Chani Kynes, interpretada por Zendaya, será a protagonista da sequência: ela é integrante dos Fremen (povos nativos de Arrakis) e aparece no primeiro filme principalmente na mente de Paul, por causa de suas visões com ela. No segundo filme, ela terá um papel fundamental para ajudá-lo a aprender os costumes dos Fremen e seguir seu destino como um revolucionário desse universo.
Três novos papéis principais estão sendo buscados para a continuação, incluindo o imperador Shaddam IV, o governante que envia a família Atreides para Arrakis, e Feyd-Rautha, o astuto sobrinho do barão que lidera a Casa Harkonnen, além da princesa Irulan que está sendo cotada para Florence Pugh. Ela foi indicada ao Oscar pelo seu papel em Adoráveis Mulheres (2019) e atualmente está filmando o novo drama de Christopher Nolan, intitulado Oppenheimer. Recentemente, ela apareceu na série Gavião Arqueiro do Disney+, reprisando seu papel como Yelena Belova que foi apresentada no filme solo da Viúva Negra.
Não havia plano B em Duna: Todos os atores que aparecem eram a primeira e única opçãoDuna se passa em um futuro longínquo. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis (conhecido como Duna), lugar de única fonte da substância rara chamada de "melange", usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica, que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna para garantir o futuro de sua família e seu povo, mas uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem no deserto.
Duna está disponível no catálogo do HBO Max. Duna: Parte Dois tem previsão para chegar aos cinemas em outubro de 2023.