Na semana passada, estreou oficialmente em solo brasileiro um dos filmes mais esperados de 2022: Batman. Com atuações de Robert Pattinson, Zoë Kravitz e sob a direção de Matt Reeves, o longa vem sendo grandemente aclamado pela crítica especializada, adicionando um novo capítulo à mitologia do Homem-Morcego.
Para quem não recorda, a obra estava, originalmente, programada para ser lançada em 25 de junho de 2021, antes de ser adiada para uma nova data, 1 de outubro de 2021, devido à pandemia do COVID-19. Algum tempo depois, ela foi novamente atrasada, e acabou chegando às salas americanas somente em 4 de março de 2022. Contrariando o formato híbrido de lançamento adotado pela Warner no ano passado — que, inclusive, chegou a causar alguns problemas ao estúdio —, Batman estreou, primeiramente, apenas nos cinemas, deixando de lado o streaming da HBO Max.
Tal decisão de retornar a um modelo exclusivo de estreia nos cinemas, aparentemente, valeu a pena. Segundo o Deadline, a bilheteria de Batman vem sendo um sucesso até agora, tornando-se o melhor fim de semana de abertura de um filme da DC Comics desde Esquadrão Suicida, em 2016. Para se ter uma ideia, o longa de Robert Pattinson havia arrecadado, antes de terminar o fim de semana, mais de US$ 128 milhões, com uma chance muito boa de termos números ainda maiores na contagem final do período. O fato é um feito bastante impressionante, não apenas para o estúdio, mas para o próprio diretor da obra, Matt Reeves. O recorde anterior do cineasta havia sido com com Planeta dos Macacos: O Confronto, que teve uma abertura de US$ 73 milhões. Vale também ressaltar que em termos monetários, Batman é o filme com o melhor fim de semana de 2022, até o momento.
Esta grande performance financeira é apenas uma das provas de estar valendo a pena apostar no retorno do público presencial. Apesar do boom dos streamings ser realidade, parece improvável que os estúdios voltem a descartar as estreias exclusivas no cinema, considerando os extensos lucros que elas vêm garantindo. Após o gigantesco sucesso financeiro de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Batman é mais um exemplo de que o lançamento único nas salas está vivo novamente.
Afinal, o Batman mata? Entenda de uma vez a discussão em torno do personagem da DCNOVOS FILMES DA DC COMICS SERÃO LANÇADOS ESTE ANO
Tentando se desvencilhar de fracassos recentes, a Warner Bros, para a alegria dos fãs, já confirmou em sua agenda o lançamento de mais 4 títulos cinematográficos relacionados aos quadrinhos da DC Comics, em 2022.
Para os dcnautas de plantão, nomes como DC Liga dos Superpets (19 de maio), Adão Negro (28 de julho), The Flash (3 de novembro) e Aquaman and the Lost Kingdom (15 de dezembro) serão os responsáveis por carregar o catálogo da empresa este ano, uma excelente notícia para quem gosta de filmes de super-heróis.
Por que filmes de super-heróis vêm fazendo tanto sucesso ultimamente? (Análise)Além disso, os próximos anos também prometem grandes adaptações derivadas dos quadrinhos da editora, como: Shazam! Fury Of The Gods, Besouro Azul, Batgirl, Lanterna Verde, Zatanna, Super Choque, Canário Negro, Mulher-Maravilha e outros.