ATENÇÃO: O texto contém spoilers de Batman (2022)
Um dos lançamentos mais aguardados de 2022, Batman finalmente chega aos cinemas trazendo um novo Bruce Wayne sombrio e melancólico, interpretado por Robert Pattinson, que agradou ao público e à crítica. Com a estreia, um dos grandes mistérios em torno do novo filme finalmente ganhou resposta: afinal, o Coringa aparece ou não em Batman?
A resposta é sim, mas não muito. O icônico vilão de Bruce Wayne está lá - como palpitavam os fãs após o lançamento de um dos trailers do filme, mas não aparece de forma muito clara. O Coringa surge na história nos momentos finais, em uma interação com o Charada (Paul Dano) que, apesar de breve, deixa um futuro interessante em aberto para uma possível continuação do longa dirigido por Matt Reeves.
Como é a participação do Coringa em Batman (2022)?
Ao final do filme, o Homem-Morcego consegue desmantelar a gangue liderada pelo Charada e salva a cidade de Gotham. O criminoso, então, é capturado e enviado para o famoso Asilo Arkham, hospital psiquiátrico que já apareceu em diversos filmes do herói, onde começa a conversar com outro prisioneiro. A figura misteriosa aparece coberta pelas sombras e vemos apenas algumas cicatrizes em seu rosto, que parece estar desfigurado.
"Um dia você está no topo e, no outro, é chamado de palhaço", diz o personagem, que também lança um enigma para o Charada: "o que é que quanto menos você tem, mais valioso é?". O vilão responde “um amigo” e a cena termina com uma risada assustadora. O personagem misterioso não revela sua identidade, mas a combinação de características é mais do que suficiente para marcar a presença do Coringa.
Quem é Coringa em Batman?
Muito antes do lançamento do filme, o nome de Barry Keoghan já havia aparecido entre os confirmados no elenco, mas sem detalhes sobre seu personagem. No fim, os rumores apontaram na direção certa e o ator de Eternos realmente está em Batman: após trabalhos memoráveis de Heath Ledger e Joaquin Phoenix, o artista irlandês deve dar continuidade ao legado do arquiinimigo de Bruce Wayne nas telas.
Cena pós-créditos: Batman vai ter continuação?
Com um final tão enigmático, não faltam motivos para acreditar que um novo “Batverso” tem tudo para começar a se formar, ao menos no que depender do diretor Matt Reeves. Ao final dos créditos, há um trecho breve que faz referência à história do Charada no filme e imita o chat pelo qual o vilão se comunicava com o Batman. Nele, há apenas uma mensagem misteriosa: “tchau, tchau”. Por enquanto ainda não há detalhes sobre o que pode rolar com o personagem de Robert Pattinson futuramente, mas um dos palpites é de que a mensagem encerre a trama do Charada para abrir caminho a um novo vilão. A aposta? Coringa, é claro.