Encanto é a nova animação queridinha da Disney. Durante o enredo de menos de duas horas, conhecemos os maravilhosos membros da família Madrigal. Todos eles com uma habilidade inata que os torna especiais, mas também com seus problemas pessoais e dificuldades em estabelecer uma boa comunicação com sua família.
Sabemos muito bem quem são os Madrigal e o peso que seu dom significa para eles. A história de cada um dos personagens principais foi reforçada na trilha sonora de Encanto. Mas há certos detalhes que foram deixados de fora do filme e que teriam ajudado a conhecê-los melhor.
Cena deletada de Isabella em Encanto
Em uma cena deletada chamada "Isabella Goes to the Woods", criada por Tom Ellery e Zane Yarbrough, a protagonista Mirabel vai conversar com sua irmã para aprender mais sobre magia, mas fica surpresa ao vê-la se esgueirando pela janela. Isabela entra na floresta e, intrigada, a mais nova segue atrás. Por um momento ele perde o controle e, de repente, vê um arbusto se mexer. Ao acreditar que sua irmã está sendo atacada por um animal selvagem, corre para salvá-la.
Maribel logo descobre que a realidade não tem nada a ver com isso. Isabela na verdade está se encontrando com o garoto que ela tanto ama, Bobo Márquez. Se esse segredo fosse revelado, a vovó ficará muito chateada. Como você deve se lembrar, Isabela está romanticamente ligada a Mariano e ficar com Bobo significaria ir contra a vontade de sua família.
Depois que Mirabel descobre o segredo de sua irmã, ouve que eles planejam fugir juntos. "Nunca seremos felizes em Encanto. Este momento, antes da reconstrução da barreira, é nossa única chance de sermos livres", diz Isabela. É uma frase muito significativa que diz explicitamente que ela está farta do peso de ser uma Madrigal.
A cena deletada, ainda na fase inicial da produção, foi disponibilizada no YouTube (em inglês):
Saúde mental em Encanto
Isabela, assim como os demais membros da família Madrigal, sente uma grande pressão para atender às expectativas do poder que tem e para manter a boa reputação do nome de sua família. Ela sofre por ter que ser a irmã perfeita, ter uma aparência esplêndida, ser responsável, ter o parceiro que sua família quer... Essa cena teria representado muito melhor os sacrifícios que Isabela deve fazer para cumprir o que eles fizeram acreditar que é seu papel na família.
O filme de Byron Howard, Jared Bush e Charise Castro Smith é construído em camadas e, embora vejamos apenas a superfície, podemos arranhar um pouco para descobrir o que está por baixo. Isso é o bom do filme, que permite uma análise dos personagens que raramente acontece em produções familiares.
Muito se tem falado sobre o grande trabalho que Encanto faz para abrir o debate sobre saúde mental em nossa sociedade. Tanto as queixas de Isabela quanto de Luísa, assim como a história horrível de Bruno, abriram a caixa de Pandora para que a sociedade percebesse a importância de dar atenção às emoções.
Encanto: Tente encontrar Bruno nos pôsteres do filme (sim, ele aparece)