Uma das estreias mais aguardadas do ano, Batman finalmente está chegando aos cinemas sob fortes expectativas com a estreia de Robert Pattinson no papel de Bruce Wayne. Com uma atmosfera sombria e um herói que explora muito seu lado detetive, Charada foi o inimigo escolhido para aterrorizar Gotham no longa dirigido por Matt Reeves - e não por acaso. O cineasta contou por que escolheu este vilão entre toda a galeria de antagonistas do Batman.
Interpretado por Paul Dano, o novo Charada tem inspiração na vida real: o criminoso conhecido como “Assassino do Zodíaco” assolou a Califórnia durante os anos 70 e seu modus operandi incluía o envio de cartas para imprensa com mensagens cifradas. No novo Batman, Matt Reeves se inspirou neste caso e o vilão também deve seguir um “estilo parecido”, já que cartas endereçadas a Bruce Wayne também aparecem na história - detalhe revelado nos trailers do longa.
“Eu estava pensando em algo tipo o Homem-Calendário e na ideia de diferentes tipos de assassinatos. Então me veio esta ideia [do Charada] e pensei que, bem, nestes crimes, há correspondências deixadas para o Batman”, explicou o cineasta em entrevista ao Collider. Nos quadrinhos, o Homem-Calendário é bem metódico em seus crimes, que são “temáticos” de acordo com as datas em que são executados - o personagem, aliás, apareceu brevemente em O Esquadrão Suicida.
Assim como o Charada, o Assassino do Zodíaco, é claro, também não revelava sua verdadeira identidade e as cartas que enviava eram cheias de enigmas - alguns dos quais não foram decifrados pelos investigadores até hoje. Os crimes do Zodíaco começaram no final da década de 1960 e sete vítimas foram oficialmente identificadas, mas, em suas comunicações com a polícia, o criminoso afirmou ter matado 37 pessoas.
O caso do assassino, aliás, ficou famoso no cinema com Zodíaco, filme do diretor David Fincher estrelado por Robert Downey Jr. e Jake Gylleenhal - clássico imperdível para quem gosta de ficções inspiradas em crimes reais.
Qual é a conexão entre o Batman e o Charada?
À medida em que novos trailers foram lançados, fãs especularam sobre uma possível conexão entre os dois personagens e apostaram que o Charada já sabia sobre a verdadeira identidade do Homem-Morcego. Esta ligação misteriosa entre as motivações do vilão e herói é um ponto importante no novo filme, segundo Matt Reeves.
“Eu queria fazer uma história do Batman em que ele já fosse o Batman, mas ainda em seus primeiros dias, procurando uma forma de realmente evoluir. Queria uma história em que a investigação desse mistério em particular o levasse de volta para algo muito pessoal, que realmente mexesse com seu âmago”, disse o diretor ao Collider.