Um dos filmes mais quentes da Netflix deste mês, Através da Minha Janela tem dado o que falar. Com dezenas de momentos eróticos, a produção original do streaming é uma adaptação de uma fanfic inicialmente publicada no Wattpad, e certamente irá agradar aqueles que gostaram de títulos como Cinquenta Tons de Cinza e 365 Dias.
Na trama, Raquel sempre foi apaixonada por Ares, o vizinho misterioso com quem nunca trocou uma palavra. Quando eles finalmente se conhecem e o rapaz começa a ter sentimentos por ela, a família de Raquel se opõe ao relacionamento.
Apesar do longa ter uma grande quantidade de cenas eróticas, gravá-las não foi uma coisa tão tranquila assim. Em entrevista para o site espanhol Noticias de Navarra, os atores do filme contaram um pouco sobre como foi o processo de filmagem de tais momentos, abordando as dificuldades de atuar nos takes.
"Para esse tipo de cena, é essencial que haja um coordenador de intimidade no set. Na minha carreira, não fiz essas cenas sem um. Nos sentimos muito seguros e cuidados, e é essencial. É uma figura que certamente deve estar nas produções", diz Clara Gale, atriz responsável por dar vida à protagonista Raquel.
Neste mesmo assunto, o ator intérprete de Ares, Julio Peña, concorda com Gale, adicionando: “Isso [ter um coordenador de intimidade no set] nos permitiu ter tranquilidade nessas sequências. Havia certo respeito e carinho que nos fez não ter medo dessas cenas”. E o astro ainda é corroborado por Marçal Forés, diretor responsável pela adaptação cinematográfica: “Depois de ter um coordenador de intimidade, percebe-se o quão importante é esta figura na filmagem. É uma figura chave que tem de se tornar a normal no cinema.”
9 Melhores cenas de sexo nas séries da NetflixOS FILMES TÊM USADO UM PROFISSIONAL PARA AS CENAS DE SEXO
O uso do chamado coordenador de intimidade não é mais novidade em Hollywood. Produções recentes como Bridgerton, Normal People, Desejo Sombrio e outras já admitiram fazer o uso desse tipo de profissional, tão importante para produções com alto grau de erotismo. Ele é a pessoa responsável por preparar os atores para as cenas de cunho sexual, garantindo que as estrelas se sintam confortáveis para trabalhar e coordenando, além da parte psicológica dos envolvidos, toda a movimentação executada nos takes.
O coordenador de intimidade também é responsável por preparar o ambiente para a filmagem; em geral, as cenas de sexo não são vistas por quase ninguém do set, estando presente apenas a equipe essencial para a cena. Este recurso, inclusive, foi o utilizado nos bastidores de 365 Dias: "Criamos a atmosfera mais íntima possível para os atores. Reduzimos o time do set ao mínimo absoluto e seguimos a ação deles, para tentar mostrar sua paixão da forma mais natural possível", disse o cineasta Bartek Cierlica à Variety.
6 filmes em que os atores fizeram sexo de verdade