Quando Corações de Ferro chegou aos cinemas do Brasil, em 2015, completavam-se 70 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Estrelado por Brad Pitt, Shia LaBeouf e Logan Lerman, o filme acompanha um grupo de cinco soldados americanos encarregados de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Se as gravações exigiam muita entrega física e emocional dos atores, parece que nos bastidores os ânimos também estavam agitados.
Em recente entrevista ao portal Insider, Scott Eastwood – filho do aclamado cineasta Clint Eastwood e intérprete do sargento Miles no longa –, relembrou uma briga que teve com LaBeouf devido a um suposto improviso. Para trazer autenticidade à trama, o diretor David Ayer fez o elenco passar por um longo treinamento com a Marinha dos Estados Unidos, além de incentivar os astros a dormirem juntos em tanques de guerra e até mesmo se xingarem.
Brad Pitt recusou um dos maiores filmes de todos os tempos para fazer seu papel mais odiadoDe acordo com Eastwood, a preparação intensa gerou um sentimento de raiva em alguns de seus parceiros. Em uma cena específica, seu personagem deveria mastigar um pouco de tabaco e, em seguida, cuspi-lo no tanque dos protagonistas. A ação estava descrita no roteiro, mas tanto LaBeouf quanto Pitt acharam que era uma marcação espontânea de Eastwood e se irritaram com o "descaso". Afinal, eles estavam morando naquele veículo.
LaBeouf partiu, então, para cima do colega, ameaçando-o com um soco. “Ele ficou maluco comigo", contou Eastwood, acrescentando que o ex-marido de Angelina Jolie precisou apartá-los. "Foi um momento volátil que fez com que Brad Pitt se intrometesse."
Eastwood ainda criticou o método imersivo de Ayer, afirmando que o mesmo cria mais problemas do que boas performances. "Não acredito que o processo deva atrapalhar a forma como as pessoas são tratadas no set", começou ele. "Deveria ser sempre positivo para produção, e não uma forma de colocar as pessoas em um ambiente de trabalho horrível, em que ou você é rude ou as pessoas ficam desconfortáveis com algumas situações”, completou.
Shia LaBeouf perdeu papel para Armie Hammer em filme premiado por motivo polêmicoVale ressaltar que o desentendimento entre Eastwood e LaBeouf não é exatamente uma novidade – apenas a informação de que este último tentou atacar o primeiro. Em 2014, quando Corações de Ferro fez sua estreia internacional, Pitt trouxe o caso à tona durante uma entrevista à British GQ.
“Estávamos descendo a estrada. Eu e Shia estamos nas metralhadoras, e Scott está na traseira, mastigando tabaco. Eu fico bravo pois esse tanque é nosso lar, e ele está desrespeitando nossa casa, sabe?", explicou o ator, pontuando que todos eles passaram por poucas e boas dentro do veículo.
"Então, com as câmeras ligadas, eu falo na cena ‘Você vai limpar toda essa m*rda’. Shia chegou junto e pensou o mesmo que eu – que Scott estava desrespeitando nossa casa. Assim, Shia reagiu igual a mim, e todos nós começamos a bater boca", continuou Pitt.
10 filmes de guerra mais radicais para assistir online na Netflix"O engraçado é que, no fim do dia, voltamos para casa e fomos ler o roteiro. Lá estava escrito que o personagem de Scott estava ‘mascando tabaco e cuspindo tudo na traseira do tanque’. Ele só estava fazendo o que o roteiro pedia! Eu e Shia que fomos otários", concluiu o intérprete de Wardaddy, o enfurecido sargento que pretende levar o grupo de soldados à vitória.
Corações de Ferro está disponível para aluguel nas plataformas Google Play e Apple TV. O elenco ainda inclui Michael Peña (Narcos: México), Jon Bernthal (The Walking Dead) e Jason Isaacs (Harry Potter).