O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface está disponível no catálogo da Netflix e segue os acontecimentos, muitas décadas depois, do clássico O Massacre da Serra Elétrica de 1974. Esse novo capítulo de terror está entre os filmes mais assistidos atualmente no serviço de streaming, o que trouxe à tona novamente o debate entre o público se essa famosa franquia é baseada em eventos reais.
Pensando nisso, o AdoroCinema vai explicar verdadeira história por trás de O Massacre da Serra Elétrica, que é ainda mais assustadora do que você poderia imaginar. Dá uma olhada!
O Massacre da Serra Elétrica é baseado em uma história real?
O Massacre da Serra Elétrica de 1974 é considerado um dos melhores filmes de terror slasher de todos os tempos e, na época de seu lançamento, foi comercializado como sendo uma "história verdadeira". Na realidade, seu enredo é fictício, mas ainda assim é baseado em casos de assassinatos da vida real.
Ao longo dos anos, surgiu o debate de que o Leatherface (Gunnar Hansen) seria inspirado no assassino em série Ed Gein, que ficou conhecido por exumar cadáveres de cemitérios e fazer lembranças com seus ossos e pele, além disso, enquanto as autoridades vasculhavam a casa dele, encontraram todos diversos objetos horríveis feitos de pele – incluindo máscaras, o que teria servido de inspiração para a máscara clássica assustadora que Leatherface usa, também feita de pele humana.
O Massacre da Serra Elétrica da Netflix: Onde o filme de terror se encaixa na franquia?No livro "O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos", publicado no Brasil pela DarkSide Books, o roteirista Kim Henkel confirma a inspiração em Ed Gein para certos elementos criados na história, mas também revela inspiração em outro assassino. "Nós estávamos cientes da história de Ed Gein, claro. É óbvio que Ed Gein era o sujeito que faz coisas usando pele e ossos humanos e essa foi a inspiração daquele aspecto da história. Mas, na verdade, houve outro caso de assassinato em Houston [no Texas, Estados Unidos], na mesma época. Eu acho que eles foram chamados de 'Assassinos do Confeiteiro'".
Segundo ele, a inspiração aconteceu pelo foco de toda a mídia do assassino em Elmer Wayne Henley, que atraia vítimas até o covil de um homem mais velho abusá-las sexualmente, com participação de Elmer Wayne e um outro rapaz. "O que me chamou a atenção foi que ele agia de acordo com um certo código de valores, aceitando sua punição e, ao mesmo tempo, viveu feliz em companhia de uns assassinos bizarros e sexualmente pervertidos. Então nos referíamos àquilo como 'esquizofrenia moral' enquanto escrevíamos o roteiro. E brincamos com isso em nossos personagens. O exemplo mais notável é quando o Cozinheiro traz Marilyn Burns [a Sally Hardesty] de volta à casa e para ao ver a porta serrada, e isso o enfurece porque demonstrava falta de orgulho pelo próprio lar. Essse tipo de sensibilidade, esse tipo de percepção de 'valores' coexistia com a carnificina dos assassinatos que estavam acontecendo", disse Kim Henkel.
Qual é a história do clássico O Massacre da Serra Elétrica?
Na história de O Massacre da Serra Elétrica (1974), quando Sally (Marilyn Burns) ouve que o túmulo de seu avô pode ter sido vandalizado, ela e seu irmão paraplégico, Franklin (Paul A. Partain), saem com seus amigos para investigar. Depois de um desvio para a antiga casa de fazenda de sua família, eles descobrem uma família enlouquecida de assassinos vivendo ao lado. Enquanto o grupo é atacado um a um pelo Leatherface (Gunnar Hansen), que usa uma motosserra e máscara de pele humana, os sobreviventes devem fazer tudo o que puderem para escapar com vida do local.
Depois de quase 50 anos escondido, temos o retorno do assassino em O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface. Ele volta a aterrorizar a todos quando jovens empreendedores viajam a negócio para a cidade fantasma de Harlow, no Texas, com a finalidade de leiloar propriedades antigas e criar uma área moderna e fortemente gentrificada. Quando a iniciativa dos forasteiros não agrada, todos acabam envolvidos em um passado mal resolvido, não demorando muito para que estejam lutando por suas vidas.
O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface está disponível na Netflix.