Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pode representar muito mais do que uma sequência, o longa tem potencial de sobra para ser um dos grandes eventos cinematográficos da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. Como o próprio nome já diz, o conceito de multiverso - que explora diferentes realidades e dimensões a partir do que conhecemos do Marvel Studios desde 2008 - será essencial para a narrativa.
Como tem feito por anos, o estúdio não deixou o fã sem embasamento: fez de todo o percurso narrativo uma grande aula sobre a ideia de diferentes linhas do tempo. Vimos isso amplamente em Loki, além de ser a premissa base da animação "What If...?" e "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa". É a partir deste último, inclusive, que diversas teorias acerca do elenco do novo filme estrelado por Benedict Cumberbatch ganham força.
A propulsão de todas as teorias e especulações está fragmentada por aí, mas ganhou ainda mais potência após o último trailer do filme.
AS PISTAS DO TRAILER DE DOUTOR ESTRANHO 2
A prévia de Doutor Estranho 2 divulgada durante o Super Bowl 2022 revelou inúmeras informações e deixou pistas bem atraentes sobre a nova aventura do MCU. Em determinada cena, a frase "Devemos contar a verdade para ele" é dita por um personagem misterioso ao herói-título. Ao que tudo indica, trata-se de uma variante de Charles Xavier, interpretado por muitos anos por Patrick Stewart nos filmes dos X-Men. A imagem nos leva a crer que o Doutor Estranho está em julgamento por suas ações em "Sem Volta Para Casa".
A título de curiosidade, vale destacar que esse júri faz referência ao grupo Illuminati, uma sociedade secreta formada pelo Homem de Ferro, Namor, Raio Negro, Professor X, Senhor Fantástico (Reed Richards) e o próprio Stephen Strange. Caso se confirme, será interessante ver tantos personagens novos, e importantes nos quadrinhos, pela primeira vez no MCU.
A REVELAÇÃO QUE MUDA O MCU PARA SEMPRE
Qual será a grande revelação que o grupo tem para o herói? Pois bem, sigamos agora para um dos acontecimentos mais importantes das HQs da Marvel. Em Dinastia M, minissérie lançada em 2005, Wanda Maximoff muda o rumo do universo construído pela editora com apenas três palavras, "Chega de Mutantes". Dessa forma, a Feiticeira Escarlate, que estará em Doutor Estranho 2 novamente interpretada por Elizabeth Olsen, cria uma realidade em que mutantes deixaram de existir. Confira a sequência abaixo:
A partir desse acontecimento que, cá entre nós, tem peso o suficiente para ganhar uma versão no MCU, uma teoria afirma que a grande revelação feita pelo Professor X é que o Universo Cinematográfico da Marvel, como conhecemos desde Homem de Ferro, não é o que parece.
E se o momento dos quadrinhos em que Wanda dizima toda a população mutante do planeta, já aconteceu a partir de uma variante da heroína? Isso faria com que, desde o início, a "linha do tempo sagrada" que acompanhamos já tivesse sido alterada por ela.
Doutor Estranho 2 vai explorar mais camadas da Feiticeira Escarlate depois de WandaVisionComo um universo em crescente expansão, vale lembrar que diversos filmes lançados na Fase 3 recontam o passado do MCU para introduzir personagens e tramas importantes para a continuidade da narrativa. Homem Formiga e a Vespa e Capitã Marvel são dois filmes que adicionam diversas camadas ao montante de histórias do Marvel Studios, por exemplo. Não é novidade que eventos passados sejam apresentados em filmes recentes.
ONDE ESTÃO OS MUTANTES?
Voltando ao trailer, uma das frases ditas pela personagem de Olsen ao Doutor Estranho é a seguinte: "Você quebra as regras e se torna um herói. Eu quebro e me torno a inimiga". Muitos a relacionam com os acontecimentos de WandaVision, mas, e se a sentença tem relação com o desaparecimento dos mutantes?
O vídeo mostra duas versões da Feiticeira Escarlate, uma com o traje revelado na série do Disney+ e outra com roupas comuns. Uma delas pode ser responsável pelo fim do gene X no MCU.
O tribunal apresentado no registro pode demonstrar a gravidade dos últimos acontecimentos da Fase 4: não apenas ao descontrole multiversal de "Sem Volta para Casa", mas também nas mudanças vistas em Loki e What If...?. Caso os acontecimentos ocorram desta forma, Wanda pode se tornar uma das grandes vilãs de Doutor Estranho 2.
Quem começou o multiverso da Marvel: Feiticeira Escarlate, Loki ou Doutor Estranho?A teoria ainda apresenta recursos narrativos suficientes para resolver vários "problemas" do MCU. Ela introduz os X-Men e demais mutantes neste universo e ainda dá vazão para participações especiais e algumas supresas, como a aparição de Patrick Stewart.
Com especulações pipocando em volta de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, é certo que a decisão de explorar o conceito de multiverso é um grande acerto do estúdio por suas múltiplas possibilidades narrativas. Independente da assertividade desta teoria, o MCU nunca mais será o mesmo após essa história.