A lista de indicados ao Oscar 2022 traz Licorice Pizza em três categorias, incluindo Melhor Filme. Com uma ótima história de romance e amadurecimento, o diretor Paul Thomas Anderson trouxe diversos iniciantes para o longa: além dos protagonistas Alana Haim e Cooper Hoffman, há uma participação bem curiosa de George DiCaprio, o pai de Leonardo DiCaprio. Esta é a primeira vez em que ele aparece nas telas como ator e conseguiu o papel por um motivo peculiar.
No filme, George, de 79 anos, interpreta Mr. Jack, um vendedor de colchões de água - e o mais curioso é que ele mesmo já teve na vida real. “Criei a imagem de um cara que tinha uma loja de perucas e vendia colchões de água, mas não conseguia bater o martelo. Ficava dizendo a mim mesmo: ‘quem eu conheço que se parece com isso?’. De repente, me lembrei, ‘o pai do Leo tem exatamente essa aparência’”, disse Paul Thomas Anderson ao jornalista Kyle Buchanan, do New York Times.
George DiCaprio já produziu alguns curta-metragens e documentários, mas nunca havia se arriscado na profissão de seu filho, um dos atores mais aclamados da atualidade. “Eu fui atrás dele e perguntei se estaria interessado em aparecer em um filme. Ele disse: ‘claro’”, explicou o cineasta, que já apareceu no Oscar com produções elogiadas como Trama Fantasma e Sangue Negro.
Leonardo DiCaprio apoiou a decisão do pai antes mesmo de assistir a Licorice Pizza. “Meu pai está em um filme do Paul Thomas Anderson! Foi um dia bom”, disse em entrevista ao Entertainment Tonight. No final de 2021, DiCaprio fez sucesso como protagonista de Não Olhe Para Cima, filme da Netflix que também concorre ao Oscar 2022.
Ao longo de sua carreira, DiCaprio já falou com carinho sobre o pai diversas vezes e, frequentemente, o leva como acompanhante em eventos e premiações. “Meu pai sempre me disse: ‘filho, vá em frente e faça o que fizer, não importa se terá sucesso ou não, apenas tenha uma vida interessante. Ele sempre me deu uma força enorme”, declarou o astro.
Sobre o que é Licorice Pizza?
Misturando drama, comédia e romance, o novo filme de Paul Thomas Anderson, indicado ao Oscar de Melhor Diretor, acompanha Gary (Cooper Hoffman) e Alana (Alana Haim), em uma jornada que começa com uma amizade inusitada. Gary é um ex-ator mirim de 15 anos, que fica encantado por Alana, bem mais velha do que ele, e decide se aproximar.
Nesta relação, os dois acabam se tornando parceiros de negócios, enquanto lidam com as próprias questões internas: Gary, acostumado a precisar se impor, tropeça em sua corrida para crescer, Alana vive os dilemas da passagem para a vida adulta.