Com cerimônia marcada para 27 de março, o Oscar 2022 já teve sua lista oficial de indicados revelada e, neste ano, algumas marcas importantes (e inusitadas!) foram conquistadas. Com mudanças nas diretrizes de diversidade, a premiação traz diversos novos rostos, além de veteranos superando seus próprios recordes. Seus favoritos estão por aqui? Confira!
Maior número de estreantes indicados
Este é o ano dos iniciantes no Oscar e o número de atores indicados pela primeira vez aos troféus é enorme. Muitos dos artistas que concorrem ao prêmio de melhor atuação (principal ou coadjuvante) estão estreando na premiação, ao lado de veteranos como Olivia Colman e Denzel Washington. Alguns dos principais destaques entre os novatos são Kristen Stewart, elogiada pelo papel de Princesa Diana em Spencer, Kirsten Dunst (Ataque dos Cães) e Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor).
Primeira produção japonesa indicada ao prêmio de Melhor Filme
Com 4 indicações e grande favoritismo, Drive My Car é mais um marco do cinema asiático no Oscar após o sucesso de Parasita. Em especial porque o longa se tornou a primeira produção japonesa a concorrer ao prêmio de Melhor Filme - além de estar presente também nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção para Ryusuke Hamaguchi.
Kenneth Branagh: Artista com mais indicações em categorias diferentes
Diretor de Belfast, que concorre ao prêmio de Melhor Filme, Kenneth Branagh se tornou o primeiro e único artista que já apareceu em em sete categorias diferentes do Oscar ao longo de sua carreira: Melhor Diretor (Henrique V e Belfast); Melhor Ator (Henrique V), Melhor Ator Coadjuvante (Sete Dias com Marilyn), Melhor Curta-Metragem Live Action (Swan Song), Melhor Roteiro Adaptado (Hamlet) e Melhor Roteiro Original (Belfast).
Primeiro ator surdo a ser indicado ao Oscar
Um dos filmes mais emocionantes de 2021, No Ritmo do Coração já fez história e rendeu a Troy Kotsur o título de primeiro homem surdo a concorrer a um Oscar de atuação. A pioneira na categoria feminina foi Marlee Matlin, que também está no longa e levou o troféu de Melhor Atriz por Filhos do Silêncio, em 1986.
Ataque dos Cães: diretora é a primeira mulher a concorrer duas vezes
Enquanto nomes de diretores como Martin Scorsese e Steven Spielberg reúnem diversas indicações à categoria de direção, a história para as mulheres é bem diferente: apenas 7 diretoras foram indicadas ao Oscar em quase 100 anos e, entre elas, Jane Campion quebrou um novo recorde. A diretora de Ataque dos Cães é a primeira cineasta a concorrer duas vezes ao prêmio de Melhor Direção (O Piano e Ataque dos Cães).
Denzel Washington e Steven Spielberg quebraram os próprios recordes
O Oscar 2022 também marca uma superação pessoal para dois grandes artistas. Denzel Washington é o ator negro com o maior número de indicações na história do Oscar: com seu novo filme, A Tragédia de Macbeth, o astro acumula 10 nomeações ao prêmio ao longo da carreira. Enquanto isso, Amor, Sublime Amor manteve Steven Spielberg como o diretor que mais teve seus longas concorrendo ao troféu de Melhor Filme: com o Oscar de 2022, já são 11 indicações ao longo dos anos.