A lista de indicados ao Oscar 2022 confirmou uma das principais apostas da temporada: Ataque dos Cães é um dos filmes de maior destaque e o que tem mais indicações. O longa da Netflix estrelado por Benedict Cumberbatch está concorrendo em 12 troféus - e dois deles podem ir parar na mesma prateleira. Kirsten Dunst e Jesse Plemons, que interpretam Rose e George no filme, são um casal de verdade nos bastidores e estão disputando as categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante.
Em Ataque dos Cães, a personagem de Kirsten é esposa de mãe de Peter (Kodi Smit-McPhee, também indicado ao Oscar) e esposa recente de George - uma relação que acentua o conflito entre os irmãos Burbank. Além disso, Rose e o filho são vítimas constantes da agressividade de Phil (Benedict Cumberbatch). E se por um lado a atriz não trocou uma palavra com o protagonista durante as filmagens, a parceria criativa com o marido permaneceu forte.
“Nos apaixonamos como amigos pela criatividade antes. Tínhamos uma conexão criativa que nos ligou um ao outro. Havia muita liberdade para fazer cenas juntos. É como mágica, um sentimento mágico”, declarou Kirsten Dunst em entrevista ao Indiewire. Ela e Jesse Plemons deram início ao relacionamento em 2015, quando trabalharam juntos na série Fargo.
Em 2018, nasceu o primeiro filho deles, Ennis, e, em 2021, veio o caçula, James. Durante os ensaios para Ataque dos Cães, Kirsten e Jesse, foram passar um tempo em família no rancho onde o filme foi gravado. “Gravamos uma cena e, imediatamente, me senti em casa. Foi o que me fez me apaixonar por ela em primeiro lugar: sua criatividade. [O filme] me lembrou do quanto é fácil trabalhar com ela, sem ego. Sinto que sou melhor trabalhando com ela”, disse Jesse Plemons.
Ataque dos Cães no Oscar 2022
Líder no número de categorias disputadas - e seguido por Duna, com 10 indicações -, Ataque dos Cães já fez história no Oscar antes mesmo da premiação. A diretora Jane Campion se tornou a primeira mulher a receber duas indicações na categoria de Melhor Direção (a anterior foi em 1994, com O Piano). Se levar o troféu, a cineasta entrará para a pequena lista de mulheres que venceram na categoria, que tem apenas Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e Chloe Zhao (Nomadland).
No total, dez produções concorrem à categoria de Melhor Filme neste ano e Ataque dos Cães é uma das favoritas ao prêmio, junto com Belfast e Drive My Car, primeiro filme japonês a ser indicado ao troféu. Completam a lista: No Ritmo do Coração, Não Olhe para Cima, Duna, King Richard: Criando Campeãs, Licorice Pizza, O Beco do Pesadelo e Amor, Sublime Amor.