A lista oficial de indicados ao Oscar 2022 foi divulgada pela Academia nesta terça-feira (8) e trouxe produções como Ataque dos Cães, Duna e King Richard como alguns dos principais destaques entre os melhores filmes do ano. Mas entre todos os artistas nomeados, uma ausência chamou a atenção: ao contrário do que se esperava, Lady Gaga não vai concorrer ao troféu de Melhor Atriz por seu papel em Casa Gucci, que chegou aos cinemas em novembro do ano passado.
Sem a cantora na lista, disputam o Oscar de Melhor Atriz: Kristen Stewart (Spencer), Olivia Colman (A Filha Perdida), Penélope Cruz (Mães Paralelas), Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos) e Jessica Chastain (The Eyes of Tammy Feye).
Vencedora do Oscar de Melhor Canção Original e indicada ao prêmio de Melhor Atriz em 2019, por Nasce Uma Estrela, Lady Gaga teve sua atuação bastante elogiada em Casa Gucci. Inclusive, é uma das indicadas ao BAFTA 2022: considerado o “Oscar britânico”, a premiação também é uma das maiores do cinema e muitos dos indicados costumam ser os mesmos nomeados pela Academia.
Por que Lady Gaga não está no Oscar 2022?
Em Casa Gucci, Lady Gaga interpreta Patrizia Reggiani, socialite italiana que foi mandante do assassinato de Maurizio Gucci, ex-marido dela e diretor da grife de luxo que leva o sobrenome da família. Pois bem, Gaga passou por uma transformação visual (o longa, inclusive, está na categoria de Maquiagem e Cabelo do Oscar) e por uma interpretação considerada intensa e dedicada, com uma boa inspiração na figura real, excêntrica e polêmica de Patrizia.
Enquanto este pacote trazido ao filme por Gaga parecia ser certo na lista de indicações, é bem provável que a percepção geral sobre o filme tenha atrapalhado (e muito!) sua presença na premiação. Casa Gucci teve uma recepção controversa entre a crítica especializada e o filme foi descrito como “caricato” e “exagerado” algumas vezes. Além disso, a montagem da história também foi criticada.
Entre os principais pontos levantados, está, em especial, o mau aproveitamento da história escandalosa de Patrizia e que, poderia, inclusive, dar ainda mais destaque à atuação de Lady Gaga - por exemplo: a investigação que levou à condenação da socialite, que enriqueceria muito a tensão do filme, foi deixada de fora.
Por fim, vale levarmos em consideração as expectativas acerca do filme antes da estreia: quando os primeiros vídeos e fotos foram lançados, o visual extravagante e glamuroso chamou atenção, bem como o elenco cheio de estrelas. Já é notória a apreciação da Academia por histórias dramáticas baseadas em acontecimentos reais, o que pode ter elevado a exigência - Lady Gaga, por mais que venha construindo uma carreira cinematográfica de grande destaque e talento inegável, foi ofuscada pelo conjunto da obra de Casa Gucci.