*A programação da emissora está sujeita a alterações.
Nesta sexta-feira, Sessão da Tarde da Rede Globo apresenta Ratatouille, um clássico que será exibido especialmente para quem gosta das grandes animações da Pixar.
Na trama, Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Contudo, sua família mostra-se expressamente contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto está nos esgotos, ele percebe que encontra-se embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário: Auguste Gusteau. Ao visitar a cozinha do lugar, acaba conhecendo Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini, então, realizam uma parceria, ficando, o rato, escondido sob o chapéu do ajudante para guiá-lo em seu emprego.
Assinado pelo aclamado diretor Brad Bird (Os Incríveis), na dublagem original, nomes como Patton Oswalt, Brad Garrett, Thierry Ragueneau, Ian Holm, Brian Dennehy e Janeane Garofalo estão presentes.
Dito isso, confira abaixo algumas curiosidades sobre Ratatouille, que irá ao ar às 15h30, logo após a novela Chocolate com Pimenta:
CONEXÃO COM TOY STORY
Por volta de uma hora e quatorze minutos, quase todos os filmes da Pixar mostram o caminhão Pizza Planet da franquia Toy Story. Em Ratatouille, o veículo aparece na ponte sobre o Rio Sena, na cena em que Skinner persegue Remy.
CONEXÃO COM UP: ALTAS AVENTURAS
Por volta dos dezesseis minutos, quando Remy está saindo dos esgotos pela primeira vez, ele é assustado por um cachorro em uma das casas. Você só vê a silhueta do animal, que na verdade é Dug, o cão do filme Up: Altas Aventuras (2009) - na época ainda em produção.
RATOS DE VERDADE ERAM MANTIDOS NO ESTÚDIO
Ratos de estimação foram mantidos no corredor do estúdio por mais de um ano, para que os animadores pudessem estudar o movimento de seus pelos, narizes, orelhas, patas e caudas.
UMA RECEITA MODIFICADA
O prato ratatouille preparado por Remy é uma variação alternativa, chamada confit byaldi. Ela foi adaptada pelo consultor de cinema Thomas Keller. Essa variação difere muito do ratatouille convencional em termos de preparo e método. A grande diferença é que os vegetais usados são cortados em fatias finas e assados em vez de cozinhá-los na panela.
ELEMENTOS REALISTAS NA ANIMAÇÃO
Para criar uma pilha de compostagem com aparência realista, os artistas fotografaram e pesquisaram como os produtos reais apodrecem. Quinze tipos diferentes de alimentos foram deixados para apodrecer e depois fotografados, como maçãs, frutas vermelhas, bananas, cogumelos, laranjas, brócolis e alface.
RATATOUILLE: ONDE ASSISTIR AO FILME ONLINE?
Disney+ (Streaming)