Spencer é uma das estreias mais aguardadas do ano e já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Em paralelo, The Batman também é um lançamento ambicioso e que está deixando os fãs da DC com altas expectativas. Além de ter os atores de Crepúsculo, Kristen Stewart e Robert Pattinson, como protagonistas, ambos os filmes têm mais uma semelhança: a pessoa responsável pelos figurinos.
Quem vem acompanhando os trailers e imagens de Spencer e The Batman certamente percebeu o quanto os visuais e figurinos têm sido importantes para contar a história de ambos os filmes. Um dos principais motivos é que ambos os atores estão interpretando personagens há muito conhecidos — e queridos — pelo público: Princesa Diana e Bruce Wayne. Assim, a caracterização que inclui, essencialmente, roupas referentes ao universo das duas produção, é um ponto importante a ser considerado.
Spencer: Compare os visuais de Kristen Stewart no filme com a verdadeira Princesa DianaA profissional que está por trás dos figurinos de Spencer e The Batman é a premiadíssima Jacqueline Durran, que também trabalhou nas peças de Adoráveis Mulheres, A Bela e a Fera e 1917. Desde seu primeiro trabalho oficial em Agora ou Nunca, em 2002, a artista britânica também preparou as roupas dos filmes Um Dia de Cada Vez e O Segredo de Vera Drake.
Sua primeira indicação ao Oscar veio em 2006, pelo figurino de Orgulho e Preconceito, de Joe Wright, enquanto a vitória aconteceu, finalmente, em 2013, pelas roupas feitas para o aclamado filme Anna Karenina. Sete anos depois, em 2020, Jacqueline Durran venceu sua segunda estatueta por Adoráveis Mulheres, superando os estilistas de O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa e Era Uma Vez em Hollywood. Será que o Oscar vem novamente?
Spencer e The Batman são grandes lançamentos de 2022
Elogiadíssimo pela crítica especializada e ovacionado nos principais festivais de cinema no mundo, Spencer se passa durante um fim de semana em Sandringham House, no ano de 1991, em que a princesa Diana vivencia a infelicidade e problemas conjugais com o príncipe Charles em um feriado de natal da família real — antes que as dificuldades em seu casamento fossem reveladas publicamente no livro de Andrew Morton, Diana: Her True Story, lançado em 1992.
Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles já não está dando mais certo e nunca dará, já que o príncipe ama somente Camilla Parker Bowles, mesmo com os dois filhos, então ela decide o deixar. Após o pedido, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, também abandonada pelo marido. Spencer é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e noites de paparazzi rodeando sua vida que antecedem o Natal e os seguintes após seu pedido oficial de divórcio.
Já The Batman traz uma nova versão sombria de Bruce Wayne, sob a atuação de Robert Pattinson. O filme acompanha o herói de Gotham causando medo nos criminosos, levando-o para as sombras da cidade e punindo-os por seus delitos. Com apenas alguns aliados de confiança — Alfred Pennyworth (Andy Serkis), o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) — entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes da cidade, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos.
Mas em uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo o Comissário Gordon e, envolvido em um jogo de gato e rato ao investigar uma série de maquinações sádicas, surge uma trilha de pistas enigmáticas, revelando que Charada estava por trás disso tudo. Porém, a investigação acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco sua própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne.
O filme do herói da DC chega aos cinemas brasileiros em 3 de março.