Uma das músicas mais famosas da cultura popular brasileira, Eduardo e Mônica acaba de ganhar filme adaptando a história do casal criado pelo Legião Urbana. Gabriel Leone e Alice Braga protagonizam o romance e, para entrar nos personagens, precisaram passar por algumas transformações - a atriz brasileira de O Esquadrão Suicida recebeu uma missão “arriscada” para poder interpretar Mônica e recebeu uma ajudinha discreta dos colegas de trabalho.
Um dos versos da música de 1986 diz que quando o casal foi se encontrar, a “Mônica estava de moto e o Eduardo de camelo” - pois bem, Alice Braga nunca tinha andado de moto e precisou aprender como pilotar em pouquíssimas semanas. “Foi difícil porque eu ando de moto o filme inteiro, não podia parecer muito nervosa”, disse a atriz em entrevista ao AdoroCinema. Para aprender a dirigir tão rápido, ela precisou agir escondida.
“Comecei a andar de moto escondida porque estava fazendo a série A Rainha do Sul e teria só duas semanas para ensaiar e começar a filmar [Eduardo e Mônica]. Eu aprendi escondido com os dublês de A Rainha do Sul, eles me davam aula nos intervalos das filmagens”, contou Alice. Desde 2016, a atriz protagoniza a série norte-americana, que está disponível na Netflix. Na trama, ela é Teresa, uma mulher mexicana que, após a morte do namorado traficante, se refugia nos Estados Unidos, onde começa a se tornar chefe do narcotráfico.
Além da preocupação em se manter estável em cima da moto, a estrela de Eduardo e Mônica também precisava se preocupar com seu co-protagonista Gabriel Leone, que, em breve, retorna para a 2ª temporada de DOM, do Prime Video. “Queríamos fazer cenas em que o Gabriel estivesse na minha garupa e eu tinha muito medo de machucá-lo. É muita responsabilidade estar com alguém na carona atrás”, revelou na entrevista.
Apesar da tarefa difícil, Alice Braga contou que o processo foi divertido e importante para o filme - embora a moto seja citada em apenas um verso da música, é parte importante da personalidade ousada e independente de Mônica. “Foi muito lindo porque era importante que a moto fosse parte dela, então eu não podia ter uma relação de medo ou de instabilidade, de falta de confiança. Eu me diverti muito, inclusive agora tenho uma moto”, brincou a atriz.
Filme Eduardo e Mônica: onde assistir?
Eduardo e Mônica já está nos cinemas brasileiros e é assinado por René Sampaio, o mesmo diretor de Faroeste Caboclo - e que incluiu um easter egg do filme na nova produção. Em uma adaptação fiel da música do Legião Urbana, o longa conta a história de amor entre o casal, formado por um adolescente e uma médica, que precisam lidar com as diferenças em seus estilos de vida para poder viver este romance tão icônico.
Eduardo e Mônica