*Parceria paga com Telecine
Avisa que o reizinho está de aniversário! Nesta quinta-feira, 20 de janeiro, o ator francês Omar Sy completa 44 anos. Também roteirista, dublador e humorista, ele é filho de uma mãe mauritana e de um pai senegalês, tendo crescido a cerca de 25 km de Paris. Capricorniano com ascendente em Libra, ele ganhou reconhecimento internacional graças ao filme Intocáveis e, desde então, vem conquistando tanto o público quanto a crítica.
Para comemorar a data, o Telecine preparou uma playlist especial com nove longas-metragens estrelados por Omar. Veja alguns destaques a seguir – e não deixe de checar a lista completa no fim da matéria. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma ganham os primeiros 30 dias de acesso gratuito.
INTOCÁVEIS (2011)
A trama acompanha Philippe (François Cluzet), um homem riquíssimo que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar), um jovem de temperamento difícil e sem a menor experiência em cuidar de pessoas em tal estado. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Já Philippe se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Pouco a pouco, os dois mergulham no universo um do outro, consolidando uma amizade que desafia todas as expectativas.
Intocáveis é baseado em fatos reais; conheça a história verdadeiraIntocáveis não só bateu um milhão de espectadores no Brasil, como se tornou a produção francesa mais vista no mundo. Concorreu ao BAFTA e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, além de ter recebido nove indicações ao César – a maior premiação do cinema francês. Neste último, Omar se consagrou como o primeiro negro a levar o troféu de Melhor Ator.
SAMBA (2014)
Em Samba, o personagem-título (Omar) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país às custas de empregos pequenos. Alice (Charlotte Gainsbourg), por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para regularizar seus documentos e assim arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde mental e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino uni-los ou separá-los nessa busca.
CHOCOLATE (2016)
Baseado em uma história real, Chocolate gira em torno do primeiro artista circense negro da França. Mais conhecido como Chocolate (Omar), ele trabalha como "o canibal" em um pequeno circo do norte francês. Tudo muda quando é descoberto por George Footit (James Thiérrée), palhaço que o convida para montar um dueto interracial. Juntos, eles fazem um sucesso avassalador na virada do século 19 para o século 20.
5 filmes franceses que devem ser vistos pelo menos uma vez na vidaO drama disputou cinco categorias no César – entre elas a de Melhor Ator para Omar. Claro que as atuações são o ponto alto, mas o filme também se destaca por sua crítica social. Afinal, o verdadeiro Chocolate entrou para a História como o primeiro homem negro a interpretar Otelo, lendário personagem de Shakespeare, na França. Infelizmente, ele acabou escorraçado pelo público, que esbanjava seu racismo na época.
UMA FAMÍLIA DE DOIS (2016)
Em Uma Família de Dois, Samuel (Omar) nunca teve muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória (Gloria Colston) se tornam inseparáveis, a mãe retorna para buscar a menina.
Confira os demais filmes de Omar Sy que estão disponíveis no catálogo do Telecine:
- Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
- O Doutor da Felicidade (2017)
- Belleville Cop - O Agente Francês (2018)
- Jornada da Vida (2018)
- Ronda Noturna (2020)