Começou nesta sexta-feira (14) a 12ª edição do MyFrenchFilmFestival, evento totalmente online e gratuito que reúne o melhor do cinema em língua francesa. O princípio é simples: 30 filmes, legendados em 10 idiomas, disponíveis por 30 dias e em mais de 70 plataformas ao redor do mundo. Entre longas e curtas-metragens, a seleção de 2022 gira em torno de temas como diversidade, juventude, amor, sensualidade e descoberta, percorrendo os mais variados gêneros – comédia, drama, animação e documentário.
No Brasil, três serviços de streaming participam da mostra: MUBI (para assinantes), Belas Artes à la Carte e Filmicca (em ambos, basta fazer um cadastro para acessar os títulos sem qualquer taxa). Quer saber mais sobre o MyFrenchFilmFestival? Então veja a seguir alguns destaques deste ano – e não deixe de conferir a programação completa clicando aqui!
Festival Varilux de Cinema Francês: Ator de Sex Education e filme sobre negacionismo marcam abertura do evento (Entrevista)O CÉU DE ALICE
Estrelado por Alba Rohrwacher (Feliz Como Lázaro) e com fotografia da aclamada Hélène Louvart (As Praias de Agnès), O Céu de Alice segue a jovem personagem-título, que, nos anos 50, troca as montanhas da Suíça pelas ensolaradas e vibrantes praias de Beirute, capital do Líbano. Lá, ela se apaixona por Joseph (Wajdi Mouawad), um astrofísico peculiar que tem a intenção de enviar o primeiro libanês para o espaço. Dirigido por Chloé Mazlo, o filme foi selecionado para a Semana da Crítica no Festival de Cannes 2020.
EMBARQUE
Paris, uma noite de agosto. Um rapaz conhece uma garota. Eles têm a mesma idade, mas não pertencem ao mesmo mundo. Félix (Éric Nantchouang) trabalha, Alma (Asma Messaoudene) sai de férias no dia seguinte. Pouco importa: Félix resolve se juntar à Alma do outro lado da França – e de surpresa. Ele leva junto o seu amigo Chérif (Salif Cissé), porque em dupla fica mais divertido. E como eles não têm carro, fazem a viagem com Édouard (Édouard Sulpice). Obviamente, nada sai como planejado. Poderia ser de outra forma, quando você considera os seus sonhos a realidade? Com direção de Guillaume Brac, Embarque participou da sessão Panorama no Festival de Berlim 2020.
TEDDY
O longa de terror e comédia conta a história de Teddy (Anthony Bajon), jovem que mora em um lar adotivo e arranja um trabalho temporário em um centro de massagens. No verão, ele é arranhado por um animal na floresta: o lobo que os agricultores locais estão caçando há meses. Poucas semanas depois, o jovem começa a ser dominado por impulsos animais. Dirigido pelos irmãos gêmeos Ludovic e Zoran Boukherma, Teddy integrou a seleção oficial do Festival de Cannes 2020.
CALAMIDADE
Calamidade é uma animação ambientada nos EUA de 1863. Em um comboio rumo ao oeste, o pai de Martha Jane é ferido, de modo que ela precisa dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. A experiência é dura, porém Martha Jane nunca se sentiu tão livre. E como é mais conveniente para andar a cavalo, ela não hesita em colocar calças. Isso é audácia demais para Abraão, o líder do comboio. Acusada de roubo, Martha é obrigada a fugir. Vestida de homem, em busca de provas de sua inocência, ela descobre um mundo em construção onde sua personalidade única vai se afirmar. Com direção de Rémi Chayé, o curta ganhou o prêmio Cristal no Festival de Annecy 2020.
5 filmes franceses que devem ser vistos pelo menos uma vez na vida