O Globo de Ouro 2022 promoveu uma situação inédita para Will Smith, que levou sua primeira estatueta no evento, como melhor ator em filme de drama, por sua performance em King Richard: Criando Campeãs - leia a crítica do AdoroCinema. Essa foi a sexta indicação do adorado astro, que já concorreu por Um Maluco no Pedaço, Ali, À Procura da Felicidade e Um Homem Entre Gigantes nos últimos anos.
Will Smith concorria ao Globo de Ouro contra Mahershala Ali (Swan Song), Javier Bardem (Being the Ricardos), Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães) e Denzel Washington (The Tragedy of Macbeth). Se seguir assim, ele segue como o favorito para a corrida do Oscar, mas ainda terá que enfrentar outros astros de Hollywood, como Andrew Garfield - que levou como melhor ator de comédia ou musical por Tick, Tick... Boom!.
Ao contrário dos anos anteriores, o Globo de Ouro 2022 aconteceu numa cerimônia fechada. O evento está sofrendo boicote das celebridades de Hollywood, após acusações de racismo e corrupção durante a edição de 2021 - relembre a polêmica toda em nossa matéria especial. Desde então, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) declara que está, aos poucos, tomando medidas para mudar a situação, a fim de promover a edição do ano voltando à tradição, sendo exibida na TV.