A contagem regressiva para o Oscar 2022 já começou e qualquer fã que se preze está se preparando para ver os filmes queridinhos dessa temporada de premiações. Enquanto grandes nomes como Will Smith, Andrew Garfield, Lady Gaga e Kristen Stewart estão cotados para se destacarem na aguardada cerimônia; existe um filme independente que quebrou recordes e conquistou toda a comunidade cinéfila. Então, está na hora de você conhecer No Ritmo do Coração (CODA, no original), que acabou de chegar ao catálogo do Amazon Prime Video.
O que é CODA?
CODA é o mais recente filme comandado por Sian Heder, que dirigiu episódios de séries consagradas como Orange Is the New Black e GLOW. A história de No Ritmo do Coração gira ao redor de Ruby, adolescente que é a única pessoa ouvinte em sua família surda, morando ao lado dos pais, Frank e Jacki, e o irmão mais velho, Leo. No dia a dia, ela se torna a tradutora de seus parentes, principalmente na comunidade de pescadores onde vivem e trabalham.
Na escola, Ruby acaba optando por participar do coral, para ficar perto de um menino pelo qual tem um crush. Inicialmente tímida, sua bela voz acaba chamando a atenção do professor Bernardo Villalobos, que a incentiva a buscar uma vaga numa conceituada escola musical. A partir daí, a protagonista tenta equilibrar suas obrigações com a família, ao mesmo tempo que desenvolve seu lado cantora — algo que pode criar uma barreira com aqueles que mais ama.
CODA foi o grande premiado do Festival de Sundance 2021, fazendo história no evento, ao ser vendido por surpreendentes US$ 25 milhões pela Apple TV+, que detém os direitos de exibição nos Estados Unidos. O filme também ganhou dois prêmios no Gotham Awards, focado no universo independente. A história é inspirada no filme francês A Família Bélier, lançado em 2014.
Quem estrela CODA?
A protagonista de CODA é Emilia Jones, conhecida pelo grande público por seu trabalho na série Locke and Key, já renovada para sua terceira temporada na Netflix. Britânica, a jovem teve que aprender a língua de sinais, além de praticar o sotaque americano para conquistar o papel de Ruby, já que a história é ambientada em Massachusetts, nos Estados Unidos.
A grande diferença entre as duas versões desse filme é que a norte-americana escalou atores surdos para viver o restante da família Rossi. A matriarca do grupo é interpretada por Marlee Matlin, que fez história como a primeira atriz surda a ganhar o Oscar, por sua estreia nas telonas em Filhos do Silêncio, no ano de 1987. Desde então, ela apareceu em diversas séries como The West Wing, Desperate Housewives, Quantico, Switched at Birth e The Magicians.
Eternos: Heroína surda da Marvel aumentou em 250% o interesse sobre língua de sinaisJá o excêntrico Frank é vivido por Troy Kotsur, dono de uma longa carreira em teatro, cinema e TV. Além de aparecer no filme Número 23, ele surgiu em séries como CSI: NY, Scrubs e The Mandalorian, além de ter desenvolvido projetos formados apenas por astros não-ouvintes. Completando a família está Daniel Durant, premiado por sua performance no Deaf West revival da peça Spring Awakening na Broadway. Ele também apareceu em Switched at Birth e fez uma participação na popular série Você na Netflix.
O restante do elenco ainda conta com outros rostos famosos: Eugenio Derbez (Não Aceitamos Devoluções, Dora e a Cidade Perdida) vive o professor de Ruby, Bernardo, enquanto o crush da jovem, Miles, é interpretado por Ferdia Walsh-Peelo - revelação da série Vikings e do musical Sing Street.