Já estamos em 2022 e o mundo ainda está falando sobre Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. O grande fenômeno produzido pela Sony Pictures se tornou um dos filmes mais amados da Marvel, encerrando a trilogia protagonizada por Tom Holland. Cheio de participações especiais que fizeram o público surtar nos cinemas, o longa ainda abre espaço para mais filmes com o personagem, a partir de um final emocionante e chocante — leia a crítica do AdoroCinema. Mas será que existe um erro lógico nessa conclusão e ninguém percebeu? Os roteiristas têm algo a dizer sobre isso...
Qual é o final de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa?
Quando diversos vilões de outros universos do Homem-Aranha começam a aparecer em sua realidade, Peter (Tom Holland) conta com a ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para capturá-los, porém os heróis brigam quando o Homem-Aranha descobre que eles morrerão ao voltar para suas épocas. Parker tenta curá-los, mas o Duende Verde (Willem Dafoe) volta e causa a morte de tia May (Marisa Tomei). Paralelamente, MJ (Zendaya) e Ned (Jacob Batalon) acabam convocado outras duas versões de Peter Parker — os personagens já conhecidos de Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Homem-Aranha 3: Tom Holland comenta sobre AQUELAS participações especiais no filmeCom o apoio de seus novos aliados e de um Doutor Octopus (Alfred Molina) regenerado, o protagonista consegue desenvolver as curas e enfrentar os vilões restantes, mas a situação fica extrema: as portas do multiverso estão abertas e diversos invasores estão chegando. Para impedir uma tragédia, o aprendiz de Tony Stark (Robert Downey Jr.) faz um grande sacrifício, pedindo para Doutor Estranho fazer um feitiço onde todos esquecem quem é Peter Parker.
A magia funciona, mas o jovem desiste de revelar sua identidade para os amigos, a fim de não machucá-los. Assim, ele recomeça sua vida sozinho, usando apenas suas habilidades para ser o Homem-Aranha.
O final de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem um erro?
Anteriormente, fãs já tinham percebido um pequeno erro na cena de abertura de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, porém seu final arrebatador também abre portas para uma série de dúvidas. Afinal, se ninguém mais sabe quem é Peter Parker, como ele faz parte da sociedade? Por exemplo, ele precisou fazer novos documentos? Como ele alugou um apartamento se não tem previdência social? O jovem paga impostos? Realmente, faltou explicar um pouco da logística dessa magia.
Em entrevista ao portal Variety, os roteiristas Erik Sommers e Chris McKenna confessaram que não pensaram nesses tipos de detalhes, pois só ia culminar em mais questões. "Cogitamos fazer algo como De Volta para o Futuro, onde Peter sumia das fotos, mas complicava demais. Então, decidimos fazer da forma mais satisfatória e focar apenas na emoção daquela escolha. E se as pessoas tiverem dúvidas sobre as questões não respondidas, esperamos respondê-las em algum filme no futuro", contou Sommers.
Homem-Aranha 3 pode ter revelado quem será o vilão do próximo filme; teoria de fãs faz todo sentidoNo final das contas, a resolução veio com uma inspiração em O Céu Pode Esperar, numa ideia da produtora Amy Pascal (que já foi apontada como a responsável por trazer Maguire e Garfield de volta). "As pessoas tiveram essas experiências, mas esqueceram da pessoa que conheciam, apesar de ainda serem afetadas pelos eventos que aconteceram", explicou McKenna.
Mas o roteirista ainda ressaltou como o destaque do encerramento deveria ser o peso da decisão de Peter: "Era necessário ter a cena dele fazendo seu último grande sacríficio na loja onde MJ trabalha. Ele pensou 'Posso ter tudo. Posso ter meus amigos de volta. Mas poderia voltar a colocá-los em perigo. E não posso fazer isso.'" No Way Home (no original) segue em exibição nos cinemas, quebrando recordes de bilheteria.