Um dos títulos mais polêmicos do Universo Cinematográfico Marvel é Eternos, longa dirigido por Chloé Zhao e que traz um elenco recheado com nomes do nível de Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden e Gemma Chan; só para citar alguns. De um lado, a obra dividiu a imprensa especializada (confira a crítica do AdoroCinema), mas o público apoiou o projeto, que arrecadou respeitáveis US$ 400 milhões em meio à pandemia, dando um show de representatividade. Além disso, o final chocou a todos (principalmente com suas cenas pós-créditos), mas você sabia que a história quase teve um final mais horripilante?
Qual é o final de Eternos?
Eternos acompanha a história de seres poderosos criados pelos Celestiais, enviados para proteger a Terra de Deviantes. Porém, logo é revelado que tais deuses do espaço tinham outros planos, envolvendo a destruição do planeta para a criação de outro celestial. Após a morte de Ajak (Salma Hayek), sobra para Sersi (Gemma Chan) liderar parte do grupo principal para impedir tal acontecimento — mesmo que eles tenham que lutar contra Ikaris (Richard Madden).
Eternos: Richard Madden quer encontro com Homem de Ferro na Marvel (Entrevista Exclusiva)No final, a Emergência é impedida, porém isso tem um alto preço. Os Eternos que ficaram na Terra — Sersi, Phastos (Brian Tyree Henry) e Kingo (Kumail Nanjiani) — são capturados por Arishem para um julgamento definitivo. Por sua vez, Thena (Angelina Jolie), Makkari (Lauren Ridloff) e Druig (Barry Keoghan) estavam viajando para alertar outros Eternos sobre sua real missão, mas acabam descobrindo sobre o desaparecimento de seus amigos.
Na cena pós-créditos, os Eternos restantes recebem a visita inesperada de Eros (Harry Styles), que parece estar determinado a ajudar Thena e companhia para salvar os outros protagonistas. Paralelamente, Dane Whitman (Kit Harington) está prestes a usar o lado místico de sua família, se tornando o Cavaleiro Negro para salvar sua amada Sersi, mas também recebe um surpreendente visitor.
Chloé Zhao revela final alternativo de Eternos
Assim, o final de Eternos deixa claro que a Marvel tem grandes planos para o retorno desses personagens, apesar da continuação ainda não ter sido confirmada oficialmente. Mesmo assim, é uma resolução inusitada no MCU, que surpreendeu muita gente nos cinemas. Porém, a diretora Chloé Zhao (vencedora do Oscar por Nomadland) tinha planos ainda mais ousados para o roteiro, criando um encerramento devastador para esses personagens.
Em entrevista ao portal Empire, a cineasta revelou como Eternals (no original) tinha um final alternativo bem diferente, digno de um filme de terror: "Nós tínhamos outro final que é devastador. Eu não odiei, pois estou acostumada com filmes mais melancólicos. Mas ele não foi aprovado pelo público. [O filme] ia terminar com todos de volta na nave, com suas mentes apagadas e indo para outro planeta, bem no estilo Além da Imaginação. Eu lembro que as pessoas não sabiam o que fazer diante daquilo. Sem falar que é o MCU, onde você quer ficar animado para ver o que vem por aí."
Já foi bem surreal ver os Vingadores fracassarem em Guerra Infinita, imagina ver o mesmo acontecendo com os Eternos? Seria um final interessante, mas também seria arriscado colocar um futuro tão incerto desses personagens nas telonas. O que você acha? De qualquer forma, Eternos chega ao Disney+ em 12 de janeiro.