Morre Jean-Marc Vallée, o diretor e produtor canadense que dirigiu os filmes A Jovem Rainha Vitória e Clube de Compras Dallas e as séries da HBO, Objetos Cortantes e Big Little Lies. A causa da morte, ocorrida em 25 de dezembro, ainda não foi divulgada. O ator de 58 anos faleceu sozinho em sua cabana na cidade de Quebec e deixou dois filhos, Alex e Emile Vallée.
Seu parceiro de produção, Nathan Ross, divulgou um comunicado sobre sua morte. “Jean-Marc representou criatividade, autenticidade e tentar as coisas de forma diferente. Ele era um verdadeiro artista e um cara generoso e amoroso. Todos que trabalharam com ele não podiam deixar de ver o talento e a visão que ele possuía. Ele era um amigo, parceiro criativo e um irmão mais velho para mim. O maestro fará muita falta, mas é um conforto saber que seu belo estilo e trabalho impactante que ele compartilhou com o mundo vão viver.”
Carreira de Jean-Marc Vallée nos cinemas
Jean-Marc Vallée era conhecido por sua abordagem naturalista, o relacionamento próximo e gentil com todos os que trabalhavam com ele e, principalmente, a presença de protagonistas femininas fortes em filmes e séries em que comandou as câmeras ou participou da produção. Seu longa-metragem de estreia foi Lista Negra, um suspense lançado em 1995 que foi indicado a diversas categorias no Genie Awards no Canadá, inclusive a de Melhor Filme.
Seus primeiros passos ao estrelato aconteceu em 2005, com o lançamento de C.R.A.Z.Y. — Loucos de Amor e, posteriormente, com A Jovem Rainha Vitória, filme estrelado por Emily Blunt que recebeu diversos prêmios e indicações importantes. Mas um dos seus trabalhos mais importantes ainda estava por vir: Clube de Compras Dallas.
Em 2013, o cineasta assumiu a direção de Clube de Compras Dallas, um drama baseado na história real de Ron Woodroof, um eletricista e cavaleiro de rodeio do Texas. Depois de receber um diagnóstico de H.I.V. em 1985, o texano lutou para conseguir medicamentos (ilegais nos Estados Unidos, na época) para ele e outras pessoas com o vírus.
Protagonista do filme, Matthew McConaughey disse que perdeu 50 quilos ingerindo nada além de vegetais, claras de ovo, peixe e pudim de tapioca — e “tanto vinho quanto eu queria beber” — para perder peso e interpretar o Sr. Woodroof. Resultado de trabalhos bem-sucedidos em todos os âmbitos, o longa-metragem foi indicado a seis Oscars, ganhando três, incluindo Melhor Ator, para McConaughey, e Melhor Ator Coadjuvante, para Jared Leto.
No ano seguinte, Jean-Marc Vallée dirigiu Livre, com Reese Witherspoon e Laura Dern estrelando como filha e mãe, respectivamente, na adaptação do best-seller homônimo de Cheryl Strayed sobre a caminhada no Pacific Crest Trail.
O cineasta também brilhou em sua curta trajetória na televisão
Posteriormente, Jean-Marc Vallée voltou a trabalhar com Reese Witherspoon e Laura Dern alguns anos depois, com a série Big Little Lies, na HBO. Como produtor executivo e diretor da primeira temporada de sete episódios, o cineasta conduziu um quinteto de atrizes a algumas das melhores críticas de suas carreiras, incluindo Nicole Kidman, Shailene Woodley e Zoe Kravitz. A atração chegou a ganhar um Emmy de Melhor Série Limitada, com Vallée, Kidman, Dern e Alexander Skarsgard levando troféus para casa também.
A segunda temporada, que Vallée não dirigiu, não teve tanto sucesso quanto a primeira. Mas em 2018, o diretor retornou com a adaptação do romance Objetos Cortantes, de Gillian Flynn, impressionando a crítica e o público emarcando indicações ao Emmy para as atrizes Amy Adams e Patricia Clarkson, bem como uma indicação para Melhor Série Limitada.