Venom de 2018 foi uma surpresa para o universo de super-heróis no cinema, se tornando um enorme sucesso nas bilheterias mundiais, o que deu início ao Universo Homem-Aranha da Sony – com produções focadas em personagens que fazem parte do universo do herói nos quadrinhos da Marvel. O que muitos não sabem é que a melhor cena do filme foi improvisada por Tom Hardy e deu dor de cabeça para a equipe de produção do longa, que recebeu uma sequência em 2021: Venom - Tempo de Carnificina.
"Venom é meu teste para entrar nos Vingadores", brinca Tom Hardy (Entrevista Exclusiva)Em Venom, Eddie Brock (Tom Hardy) é um jornalista investigativo, que tem um quadro próprio em uma emissora local. Um dia, ele é escalado para entrevistar Carlton Drake (Riz Ahmed), o criador da Fundação Vida, que tem investido bastante em missões espaciais de forma a encontrar possíveis usos medicinais para a humanidade. Após acessar um documento sigiloso enviado à sua namorada, a advogada Anne Weying (Michelle Williams), Brock descobre que Drake tem feito experimentos científicos em humanos. Ele resolve denunciar esta situação durante a entrevista, o que faz com que seja demitido. Seis meses depois, o ainda desempregado Brock é procurado pela dra. Dora Skirth (Jenny Slate) com uma denúncia: Drake estaria usando simbiontes alienígenas em testes com humanos, muitos deles mortos como cobaias.
Qual sequência de Venom foi improvisada por Tom Hardy?
A sequência improvisada acontece quando Eddie Brock já vive com Venom, mas ainda não conseguiu encontrar o equilíbrio entre ele e o simbionte. Ele tem muita fome de carne humana, não conseguindo lidar com as vozes e calafrios que sente. Assim, ao ver um enorme aquário cheio de lagostas no meio de um restaurante, não hesita em entrar para acalmar o calor, aproveitando para comer frutos do mar.
"Naquele [ensaio], Tom viu que o designer de produção havia colocado um tanque de lagosta gigante no centro do restaurante e isso era apenas uma escolha de design verdadeira apenas para fazer com que parecesse um restaurante chique. Assim que Tom vê, ele diz, 'Bem, eu vou entrar no tanque'', relembrou o diretor Ruben Fleischer em entrevista ao Polygon. Mesmo com essa iniciativa de improviso do ator, o designer de produção não achou uma boa ideia e não estava preparado para esses eventos.
Venom 2: Por que o Venom precisa de chocolate ou comer cérebro na Marvel?"O designer disse, 'nós não construímos para alguém entrar!'”, disse Fleischer. "E, você sabe, todas eram lagostas vivas." Então eles tiveram que encontrar uma maneira de fazer tudo funcionar, com as lagostas transformadas em imitações de plástico ou crustáceos feitas com marshmallow e calda de chocolate para que ele pudesse mordê-las. "Nenhuma lagosta foi prejudicada ao filmar a cena", completou o diretor.
Ruben Fleischer ficou encantado com a atitude de Tom Hardy no set de filmagens e como ele incorporou aspectos de seu personagem que o resto da equipe não tinha percebido: “É um ótimo exemplo de Tom vendo uma oportunidade, não me lembro mais como aquela cena terminou! Ele tomou uma decisão muito ousada", disse Fleischer. É um dos meus momentos favoritos. É muito divertido e totalmente inesperado. Tudo partiu do Tom, que estava nos guiando nessa direção, que acabou mostrando um grande instinto".
Venom (2018) está disponível no catálogo da Netflix.