Iniciado no dia 9 de dezembro, o Festival do Rio 2021 continua a apresentar o que há de melhor no cinema brasileiro e mundial, reunindo grandes títulos em uma maratona que durará até o dia 19 de dezembro. Com importantes mostras em sua programação, títulos como Medida Provisória e A Viagem de Pedro são excelentes opções para os apaixonados pela sétima arte espalhados pelo Brasil.
Ao todo, o festival conta com 71 produções, entre longas, curtas e documentários, apresentando, além de títulos menos famosos, grandes nomes aguardados há meses. Filmes como Eduardo e Mônica e Alemão 2 poderão ser assistidos em sessões gratuitas da mostra Première Brasil. Definitivamente, não há como perder.
E foi pensando nisso que o AdoroCinema separou 6 filmes brasileiros que todos deveriam assistir nos cinemas do Festival do Rio. Confira abaixo:
Festival do Rio: Confira todos os filmes selecionados na Première Brasil 2021A VIAGEM DE PEDRO
No longa, acompanhamos um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã Reymond) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe. Em 1831, o primeiro Imperador do Brasil volta à Europa sob condições adversas, no navio inglês Warspite. Diante de sua abdicação ao trono do Brasil, esse é um momento de profunda reflexão para o ex-imperador, que pondera os erros e acertos de sua administração desde o momento em que chegou no país, com sua família, aos 10 anos de idade, em 1808.
Sessões: 15/12 e 16/12
MEDIDA PROVISÓRIA
Em um futuro distópico, o governo brasileito decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às origens. Vendo-se no centro do terror, dois primos refugiam-se em um apartamento, onde debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem dos mesmos anseios que envolvem a mudança de país. No elenco, estão nomes de peso como Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge, Adriana Esteves e direção de Lázaro Ramos.
Sessões: 15/12 e 16/12
MEDUSA
Há muitos e muitos anos atrás, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo onde deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de que é uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta, mesmo que a vontade de gritar e jogar tudo para o alto seja grande.
Sessões: 16/12 e 17/12
MEU ÁLBUM DE AMORES
Júlio é um jovem dentista careta e conservador. Após ser abandonado pela namorada, recebe a notícia de que é filho de um popular e mulherengo cantor dos anos 1970, que nunca conheceu. E descobre também um irmão em tudo diferente de si, com quem Júlio nunca conviveu. Até agora.
Sessões: 18/12
SOL
Um pai recém-separado que não consegue se reconectar com a filha de dez anos, é obrigado a viajar com a jovem para o interior do país em busca do próprio pai que o abandonou quando criança. O convívio forçado com o patriarca que ele odeia e a imediata conexão de sua filha com o avô, testam todos os seus limites, mas lhe dá a chance de se reaproximar da filha.
Sessões: 17/12 e 18/12
MUNDO NOVO
No aniversário de um ano da pandemia, a advogada Conceição e o grafiteiro Presto, um casal interracial, vão até a casa de Charles, irmão de Presto, para pedir sua assinatura como fiador na compra financiada de um apartamento no Leblon que ancora o sonho de futuro melhor. O que eles não contavam é que o pedido se mostra bem mais complexo do que eles imaginam.
Sessões: 17/12 e 18/12
Filmes de comédia brasileiros para ver nos streaming: 10 melhores opções na Netflix, Globoplay e mais