Entre os lançamentos da Netflix em dezembro, o filme Dois está bombando na plataforma de streaming por causa de sua trama bizarra. No suspense espanhol, dois estranhos descobrem, ao acordar, que foram unidos cirurgicamente, portanto, uma história que remete ao polêmico A Centopeia Humana de 2009. Entrando para a lista de filmes de suspense mais tensos da Netflix, o AdoroCinema vai comentar sobre a produção e analisar o seu sucesso – aparecendo entre os cinco filmes mais assistidos no streaming.
Qual é a história do suspense Dois e por que ela chama tanta atenção?
Em Dois (conhecido como Dos na Espanha), uma cirurgia realizada por um sádico une dois estranhos, sem a consciência e consentimento de ambos. Ao despertar, suturados pelo abdômen, os dois não entendem a situação e precisam lidar com essa nova condição física imposta a eles, e além disso, precisam entender quem fez o procedimento e porquê eles foram escolhidos para tal ato cruel.
Um história de suspense, a produção também tem pitadas de terror e um toque de humor que, de acordo com a diretora Mar Targarona, apresenta um “coquetel de emoções e sensações, às vezes contraditórias, mas esperançosamente interessantes uma vez que são estimuladas”, disse em entrevista para a Variety. Essa provocação de sensações no público explica muito seu sucesso, principalmente pela relação com sua trama bizarra de estranhos unidos cirurgicamente, que sempre chama atenção e gera repercussão, conforme os protagonistas tentam entender como e por que chegaram lá – ficando cada vez mais apavorados à medida que descobrem pistas e, consequentemente, a verdade sobre esses eventos.
Tudo isso passa pelas mãos de Targarona, que produziu filmes de suspense espanhóis marcantes, como O Orfanato (2007), Os Olhos de Júlia (2010) e O Corpo (2012). Em seguida, ela construiu sua própria carreira de diretora em produções de suspense por causa de sua experiência no gênero. Elas se revelam inesperadas e imprevisíveis tanto em tom quanto em resolução, como é o caso de O Fotógrafo de Mauthausen (2018) e, atualmente, Dois, que segue o mesmo caminho dos títulos anteriores.
Dois foi filmado durante as restrições da pandemia
O filme foi filmado ao longo de 2020 e principalmente durante a pandemia com fortes restrições à filmagem. De acordo com Mar Targarona, a filmagem de Dois foi memorável, e parte disso aconteceu por causa das restrições. “Ninguém na equipe, nem mesmo os atores, tinha certeza de que conseguiríamos. Uma filmagem de três semanas no meio de uma pandemia. Como os atores caminhariam juntos? Seria muito engraçado ou estranho? Monótono e chato? Obsceno ou desagradável? E o VFX?”, ela perguntou, respondendo ela mesma o seguinte: “Agora posso dizer que foi empolgante”, concluiu a diretora.
No elenco do filme, encontramos os atores Marina Gatell como Sara, Pablo Derqui como David, Kandido Uranga como Óscar, Anna Chincho Serrano como Rita e Esteban Galilea como Mario. Dois estreou na Espanha em 23 de julho de 2021 e atualmente está disponível no catálogo da Netflix.