Após o disparo acidental que levou a óbito a diretora de fotografia Halyna Hutchins, Hollywood iniciou uma importante discussão a respeito do manuseio de armas de fogo nos sets de filmagens. No processo, o ator Dwayne “The Rock” Johnson, inclusive, chegou a afirmar que proibiria tais objetos em seus filmes, caminhando em direção a um movimento que vem ganhando força ultimamente.
Juntando-se ao debate, o diretor Ridley Scott — que estreia, hoje (25), o longa Casa Gucci, novo filme biográfico que conta a história de Patrizia Reggiani, ex-esposa de Maurizio Gucci — revelou uma história dos bastidores do filme O Gângster, onde o ator Idris Elba achou ter sido baleado durante as filmagens.
De acordo com Scott, na época, a equipe de filmagem portava uma arma de fogo falsa, sem balas e com o cano sólido, sem abertura na ponta, e ela seria usada em uma cena em que Frank Lucas, personagem interpretado por Denzel Washington, a colocaria contra a testa do personagem Tango, de Elba. Para adicionar realismo à cena, o diretor pediu a Idris para encostar a cabeça contra o cano da arma, pressionando-a contra o objeto.
Após o disparo do gatilho e o subsequente barulho de tiro, o movimento do objeto pressionado contra a cabeça de Elba, junto ao recuo da arma, fez o ator cair instintivamente no chão, pensando que havia sido baleado por uma bala de verdade. No processo, ele ainda gritou: “Eu levei um tiro!”
Sobre o ocorrido, o especialista em armas de fogo, Paul Biddiss, consultor em armamentos para filmes e atualmente trabalhando com Ridley Scott, disse: "Ele [Ridley Scott] gosta muito de segurança”, reforçando a natureza precavida do diretor.
O armeiro ainda continua: “Apesar do barril não ter abertura para tiro, ele ainda é capaz de gerar um efeito de recuo para os propósitos do filme (...) Dentro, há como uma pequena caixa de prata com ar comprimido que reage ao gatilho. Ela pode ser usada repetidamente para um efeito de recuo de cada vez.”
“Há muitos armeiros inexperientes tentando colocar o pé na porta da indústria, infelizmente. Nenhum armeiro deve jamais permitir uma arma com balas reais dentro no set, mesmo que ela não esteja sendo apontada diretamente para alguém”, conclui Biddiss.
Velozes & Furiosos: Morte de Paul Walker e outros acidentes que marcaram a franquiaACIDENTES FATAIS EM FILMAGENS
A morte de Halyna Hutchins não foi a primeira a acontecer devido a acidentes no set de filmagem. Para quem não recorda, além do famoso óbito de Brandon Lee, durante as filmagens de O Corvo, o ator Vic Morrow morreu decapitado quando um helicóptero em cena perdeu o controle, nas gravações de Twilight Zone: The Movie (no Brasil, lançado como No Limite da Realidade). Além dele, dois atores de 6 e 7 anos também foram feridos, morrendo na hora.
Nas gravações de filmes mais famosos, Conway Wickliffe, que fazia parte da equipe de efeitos especiais, morreu no set de Batman - O Cavaleiro das Trevas, em 2007. Conway estava no banco de trás de um carro, que acabou batendo em uma árvore, durante as filmagens do longa, na Inglaterra. Já em Deadpool 2, em 2017, a dublê Joi “SJ” Harris — primeira negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos — perdeu o controle da moto, colidindo com uma janela de vidro e morrendo no processo.
Além deles, acidentes no set das produções Jumper, Os Mercenários 2 e The Walking Dead também levaram a óbito membros da equipe de filmagem. Ficamos, então, na torcida para que não tenhamos mais este triste tipo de notícia daqui para frente.
Arma usada por Alec Baldwin teria sido utilizada em tiro ao alvo por equipe do filme Rust; entenda os bastidores