A Garota Dinamarquesa foi um sucesso estrondoso na carreira de Eddie Redmayne: além de ter lhe rendido uma indicação ao Oscar, o papel continua sendo um de seus melhores. Porém, mesmo com tanta aclamação, o ator se arrepende de ter gravado o filme. Em entrevista ao The Sunday Times, o astro afirmou que “errou” ao viver a personagem Lili. Para ele, a escalação foi uma oportunidade perdida para a representatividade transsexual na sétima arte.
“Eu não o aceitaria hoje. Eu atuei nesse longa com a melhor das intenções, mas foi um erro”, disse. Redmayne explicou que a discussão maior sobre as frustrações em torno dessa escalação aconteceram porque muitas pessoas não têm um assento na mesa — se referindo a falta de representatividade em cargos de poder.
“Precisa haver uma reparação, ou vamos continuar tendo esses debates”, esclareceu. Na época, a sua colega de trabalho Alicia Vikander — que interpreta Gerda na produção — chegou a vencer uma estatueta no Oscar por seu papel na obra. Porém, a estrela não comentou sobre as declarações de Eddie.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Eddie Redmayne utiliza a sua plataforma para apoiar a comunidade LGBTQIA+. No ano passado, ele rebateu os comentários transfóbicos feitos por J.K. Rowling, autora da franquia Harry Potter. Em breve, o astro irá reprisar o seu papel em Animais Fantásticos 3.
Animais Fantásticos 3 ganha título oficial: O que esperar de Os Segredos de Dumbledore?A Garota Dinamarquesa: qual é a história do filme?
A Garota Dinamarquesa é a cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
Caso você se interesse pelo assunto, confira nossa lista de produções que retratam a representatividade trans.
Eddie Redmayne e Felicity Jones retomam parceria na primeira foto de The Aeronauts