Se engana quem acha que a relação entre Scarlett Johansson e a Marvel Studios acabou após o processo motivado pela bilheteria de Viúva Negra. Durante a cerimônia de premiação da American Cinematheque Award deste ano, Kevin Feige, presidente do estúdio, afirmou que a atriz está trabalhando em um projeto secreto da Marvel — sem nenhuma relação com a personagem Natasha Romanoff.
"Já estamos trabalhando com Scarlett em outro projeto ultrassecreto do Marvel Studios, não relacionado à Viúva Negra, com ela como produtora", disse Kevin Feige, no evento ocorrido na última quinta-feira (18). "Scarlett é uma das atrizes mais talentosas, versáteis e amadas do nosso tempo.”
Ele continuou: “Foi realmente um prazer trabalhar com alguém do calibre dela, desde os épicos treinamentos de preparação para a luta no corredor em Homem de Ferro 2 até a volta ao mundo com a Imprensa para Vingadores: Ultimato, para a parceria como produtora em Viúva Negra. Trabalhar com você, Scarlett, foi realmente uma das colaborações mais memoráveis e gratificantes da minha carreira.”
Ainda rasgando elogios à Scarlett Johansson, Kevin Feige também mencionou seu "nível profundo de conexões de personagem" e afirmou que ela foi a primeira atriz a participar da produção de um projeto da Marvel. "Desde nossos primeiros encontros, ficou claro que ela tinha uma visão para este filme, como contar essa história.”
Que projeto secreto pode ser este?
Na última sexta-feira (12), aconteceu a Disney+ Day, evento mundial com diversos anúncios de novidades para o serviço de streaming. Em meio às revelações da plataforma, foi afirmado que 13 personagens da Marvel ganharão séries inéditas, incluindo Cavaleiro da Lua, Eco, X-Men 97 e Agatha: House of Harkness, spin-off de WandaVision.
Quanto aos filmes, há atualmente cinco projetos da Marvel Studios, ainda sem título, mapeados no calendário de 2023 e 2024 — provavelmente, Scarlett Johansson pode estar envolvida em um desses. Outros projetos marcados para chegar as telonas são Homem-Aranha: Longe de Casa, que recebeu um novo trailer esta semana, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Qual foi o motivo do processo de Scarlett Johansson?
O lançamento simultâneo de Viúva Negra no streaming e nas telonas tem se tornou uma polêmica desde a publicação da carta aberta dos proprietários de cinema, em que criticavam a Disney+ pela baixa na bilheteria. Após a reivindicação dos empresários, Scarlett Johansson entrou na briga e processou a Disney pela decisão tomada no filme solo da icônica personagem da Marvel.
Em um processo aberto em julho, no Tribunal Superior de Los Angeles, os advogados de Scarlett Johansson alegaram que o contrato da atriz foi violado quando o estúdio optou por não estrear o filme exclusivamente nos cinemas — uma atitude que, segundo eles, foi responsável por diminuir a bilheteria de Viúva Negra.
A decisão da Disney afeta à atriz protagonista porque parte do salário dela está ligado ao desempenho do longa-metragem na venda de ingressos, e ao ultrapassar o valor inicialmente combinado, ela ainda receberia um bônus. Na descrição do processo, está escrito: “A Disney induziu intencionalmente a violação do contrato da Marvel, sem justificativa, a fim de evitar que a Sra. Johansson percebesse todos os benefícios de sua barganha com a Marvel.”