Após toda a incerteza dos cinemas em relação à pandemia do Covid-19, consequentemente, causando o adiamento das gravações de grandes nomes como 007 - Sem Tempo para Morrer, Mulan, Tenet e Mulher-Maravilha 1984, a notícia que pegou a muitos de surpresa, nesta semana, foi a de que Matrix: Resurrections quase teve suas gravações encerradas por conta do fechamento dos estúdios durante o estágio mais crítico da quarentena.
Matrix: Resurrections: O que esperar do novo filme da franquia de Keanu Reeves?Isso mesmo. De acordo com a atriz Jessica Henwick, a diretora Lana Wachowski cogitou não terminar as filmagens do longa, na época da paralisação das gravações por conta do Coronavírus. Em entrevista ao site Collider, Henwick contou lembrar-se de Wachowski dizendo que talvez não voltassem para finalizar o filme, que estava pela metade. A atriz colocou:
“Quando fechamos por conta do Covid. Lana disse: ‘Bem, talvez seja isso. Talvez nós não voltemos a filmar o resto. Talvez o novo Matrix fique como esse filme lendário que está incompleto, e ninguém jamais será capaz de vê-lo. Talvez seja isso que é pra ser’. E estávamos todos pensando: 'Não, você tem que terminar o filme’. Ela realmente brincou com a ideia de simplesmente desistir (...) Para mim, embora eu não soubesse se voltaríamos, não pensava nisso, então treinei durante toda a pausa porque eu tinha que me concentrar. Eu só tinha que ser positiva e falar: 'Não, nós vamos terminar o filme. Nós temos que. Não pode ser assim que minha jornada em Matrix termina’”.
Felizmente, depois que Henwick e o resto da equipe de produção disseram para a diretora: "Não, você precisa terminar o filme", o longa finalmente foi concluído.
Pensando na possibilidade de Resurrections ter sido encerrado sem conclusão, o prejuízo seria grande para a Warner Bros e os outros investidores. Levando em consideração que o primeiro Matrix teve orçamento de U$65 milhões e seus sucessores U$150 milhões, cada, acredita-se que o último capítulo da saga de Keanu Reeves não sairá por menos de U$200 milhões. Já imaginou o tamanho da conta?
Matrix: Resurrections chegará aos cinemas brasileiros no dia 22 de dezembro de 2021. No elenco, além de Reeves, estarão de volta nomes como Carrie-Anne Moss e Jada Pinkett Smith; além das estreias de Priyanka Chopra Jonas, Neil Patrick Harris e Jonathan Groff.
Vale ressaltar que algumas ausências serão sentidas pelos fãs, como a de Laurence Fishburne (Morpheus), Hugo Weaving (Agente Smith), Gloria Foster (Oráculo) e Lambert Wilson (Merovíngio) — o que não significa que tais personagens não estarão presentes no filme. Além deles, a diretora Lily Wachowski também não participará do longa.
Warner Bros. diz que Matrix 5 só depende da diretora: “Qualquer hora que ela quiser”